Solução integrada para a

formação continuada de educadores


 

A Eu Ensino foi criada para apoiar secretarias de educação e escolas a garantirem uma formação continuada em serviço de qualidade a todos os seus educadores. 

Quem somos

A Eu Ensino é um negócio social que acredita no poder da educação e confia no potencial dos educadores brasileiros para a transformação social do Brasil!

 

Por isso, trabalhamos para facilitar o trabalho de professores e coordenadores pedagógicos através da formação continuada, oferecendo ferramentas didáticas que combinam a teoria e a prática.

Focada em uma abordagem coletiva e colaborativa, a Eu Ensino busca construir uma aprendizagem continuada e efetiva para desenvolver e alavancar o potencial de cada profissional e aluno. A partir de técnicas inovadoras desenvolvidas de acordo com as necessidades do século XXI, co-construímos soluções embasadas na troca de experiências entre profissionais de todo o Brasil.

Como fazemos

Identificamos que um dos principais entraves da educação brasileira é a falta de formação prática de professores e coordenadores pedagógicos. Por isso, atuamos na construção de pontes entre teorias pedagógicas e a prática no ambiente escolar, aplicando nossa metodologia em redes e escolas para capacitação de professores e coordenadores pedagógicos. 

 

Voltadas para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e para a gestão do ambiente educacional, oferecemos ferramentas objetivas e de fácil acesso que facilitam o trabalho dos educadores. Nossas trilhas de aprendizagem são baseadas em uma abordagem continuada que busca aprimorar as qualidades de cada educador e melhorar pontos ainda não explorados nos âmbitos profissional, emocional e acadêmico.  

Nossa História

A história da Eu Ensino começa muito antes de sua criação. 

Ainda nos primeiros meses de 2010, nossa idealizadora e CEO, Laura Marsiaj Ribeiro, assumia sua primeira turma de matemática. Vinda de uma família que sempre reconheceu o valor da educação, Laura se inscreveu em um projeto de voluntariado social, o qual ofertava aulas de reforço para alunos de escolas públicas de São Paulo.

Embora estivesse muito animada e se sentisse preparada, logo nos primeiros meses, ao entrar na sala de aula, Laura se deparou com uma turma barulhenta e dispersa que preferia jogar futebol ao invés de se dedicar aos aprendizados dos números. 

 

Frustrada e reconhecendo que ainda não tinha o devido preparo para reagir à situação, Laura sentiu na pele as dificuldades diárias de educadores brasileiros. Embora inicialmente traumática, a experiência mostrou que, apesar das teorias pedagógicas serem fundamentais para a formação de um professor, essas só fazem sentido se estiverem associadas à prática. 

 

Desde então, nossa fundadora se dedicou a entender as dificuldades e os potenciais da educação brasileira. Assim, em 2016, durante o seu mestrado em Politicas Públicas com foco em Educação na Universidade de Columbia, Laura teve a ideia de criar um projeto que contribuísse para combater a falta de formação prática de educadores. 

 

A experiência em negócios de impacto e aceleração de startups foi aliada à convicção na educação como principal ferramenta de transformação. A junção desses dois universos levou ao nosso primeiro protótipo, uma plataforma com técnicas práticas e muito simples e com ambição de se tornar um espaço seguro para a troca de experiências, capaz de conectar professores de todo o Brasil. 

 

Em 2017, fomos selecionados para o Design Studio, programa com foco em design thinking, na Universidade de Columbia. No mesmo ano, nosso projeto participou do Innovation Awards do Teachers College (Prêmio de Inovação da Faculdade de Educação), também em Columbia, nos ajudando a entender melhor o problema que queremos resolver e refinar nossa solução. 

 

Em 2018, nossa equipe foi agraciada com o prêmio de 15 mil dólares no Desafio Start-Ed, uma parceria da Universidade de Columbia e a Fundação Lemann. A oportunidade resultou em um programa de validação baseado em mais de 400 entrevistas com professores e coordenadores educacionais das mais diversas realidades, proporcionando um diagnóstico das necessidades desses profissionais e uma co-construção de soluções para a situação do país. 

 

Com o apoio de mentores estratégicos dessas iniciativas, desenvolvemos trilhas formativas embasadas em técnicas conceituadas e baseadas em evidências, como a inclusão do guia minuto a minuto a ser usado pelo coordenador pedagógico e a incorporação da metodologia de aprendizagem contínua na nossa trilha formativa. Nesse início, realizamos dois pilotos em escolas para validar nosso conteúdo e o desenvolvimento da nossa metodologia, nos municípios de Florianópolis (SC) e Francisco Morato (SP).

 

Em 2019, tivemos a oportunidade de testar o nosso primeiro piloto em escala no município paranaense de Castro. Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, 120 professores e 8 coordenadores pedagógicos tiveram acesso às nossas formações e puderam transformar o ensino de centenas de crianças e jovens do município. 

 

A experiência positiva nos levou a expandir nossa rede e atingir ainda mais pessoas. Em 2020, especificamente, tendo em vista as novas necessidades trazidas pela pandemia do coronavírus, desenvolvemos novas metodologias e cursos atentos às demandas de educadores por metodologias de ensino remoto e gestão virtual de equipes. 

 

Atualmente, já beneficiamos em torno de 1.200 educadores, impactando indiretamente mais de 35.000 alunos. Acreditando na transformação sistêmica da educação brasileira e no sonho de um país com igualdade de oportunidades, pretendemos expandir ainda mais o nosso projeto, impactando ainda mais pessoas e contribuindo, cada vez mais, para o trabalho de nossos educadores!

 
 

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter