• Eu Ensino

Valorize os professores!

Atualizado: há 5 dias

Porquê valorizar os professores trará melhores resultados para sua escola


Diversas pesquisas comprovam que o aluno sentir que seu professor se preocupa com ele traz melhorias tanto no seu desenvolvimento acadêmico, como no seu bem-estar, autoestima e engajamento, de forma que a preocupação com o aluno é vista cada vez mais como algo importante na educação de crianças e adolescentes.

Agora imagine esse cenário: acordar às 6 da manhã (quando não antes), estar na escola às 7h. Dar 5 aulas de aproximadamente 45 minutos cada para 30/40 alunos que estão trazendo para a sala de aula diversas questões pessoais - pois elas não ficam para fora quando a porta fecha. Eles podem estar tranquilos, mas também podem estar estressados, irritados, chateados e/ou cansados. O professor tem que administrar o humor dos alunos, e conseguir a atenção deles para passar o conteúdo, exercício além de tirar dúvidas (pois nem todos estão no mesmo nível de aprendizado). Quando a aula acaba, o professor precisa fazer a chamada (se não fez no começo), corrigir atividades e planejar a aula seguinte.


Essa situação não é difícil de acontecer. Na verdade, é bem comum na vida de um professor. Isso quando ainda não tem que se deslocar de uma escola para a outra no meio do dia, evitar brigas durante uma aula, ou ainda administrar como adequar o conteúdo e as atividades para estudantes com necessidades especiais - que requerem uma atenção diferenciada - sem perder o foco dos outros 30 alunos da sala. Devido a esses fatores e outros tantos mais, a profissão de professor é uma das ocupações mais complexas e estressantes disponíveis.

Diante das condições enfrentadas, às vezes o professor fica tão ocupado - e cansado - com as demandas da profissão, que a preocupação com o aluno fica em segundo plano. Além disso, ele muitas vezes para de ver o quão significativo é lecionar, pois só consegue focar nos problemas e demandas que precisa lidar todos os dias. Não perceber a importância do trabalho, por sua vez, leva a um menor engajamento do profissional. E ao se envolver menos, com certeza a preocupação com o aluno, se já não era tão grande - devido aos fatores relacionados - diminui mais ainda.


Quando vemos, estamos em uma bola de neve:

A solução está na visão do professor sobre a relevância da sua profissão, a qual tem origem em três principais aspectos: impacto da profissão, motivo de estar nela e auto realização.

É importante, portanto, que a gestão escolar e os colegas de profissão trabalhem para desenvolver esses pontos em seus pares. Profissionais que veem significado em seus trabalhos são mais engajados. E professores, pesquisas mostram que eles conseguem lidar com os desafios diários de forma mais leve, melhoram o relacionamento com os alunos e passam a se preocupar mais com eles. Parece que desfizemos aquela bola de neve, não é mesmo?

Para garantir os três fatores citados, por sua vez, algumas ações são:


  • desenvolvimento do senso de pertencimento através do acolhimento dos professores,

  • realização de reuniões periódicas e de

  • desenvolvimento profissional.


E para isso, nós da Eu Ensino, temos como ajudar! =)

Mas, para além da estrutura que oferecemos, pequenas atitudes já são relevantes: valorizar o trabalho dos professores - sejam atividades implementadas em sala que tiveram bons resultados acadêmicos e/ou engajamento dos alunos, sejam projetos ou conquistas de crescimento profissional. Esse reconhecimento pode ser no grupo de whatsapp dos professores, naquele com os pais e alunos, através de um mural na escola ou divulgação no facebook. Ideias para divulgar essas conquistas é o que não faltam.

Dessa forma, o professor passa a perceber que seu trabalho traz resultados positivos, enxerga o propósito de sua profissão e se sente realizado nela. O aluno, por sua vez, passa a sentir que o professor se preocupa com ele, o que leva a melhores resultados acadêmicos, comportamentos em sala e desenvolvimento socioemocional.

Parece até fórmula mágica, né? Que tal tentar ela na sua escola? Ansiosos para saber os resultados!

Referências:


LAVY, S., NAAMA-GHANAYIM, E. Why care about caring? Linking teachers’ caring and sense of meaning at work with students’ self-esteem, well-being, and school engagement. Elsevier, 5 de março de 2020.

6 visualizações

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

  • Twitter
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon