Utilize as reuniões pedagógicas para resolver problemas significativos

Dicas práticas para ser mais intencional em suas reuniões


Antes de ler o restante do texto, relembre a última reunião que você participou com professores e equipe pedagógica. Como você se sentiu antes de chegar à reunião? O quanto esse momento foi proveitoso? Como você saiu?


Não é algo raro que professores definam reuniões pedagógicas como perda de tempo, debates inúteis, mais trabalho para eles, dentre outras características insatisfatórias. Porém, mesmo sendo difícil de acreditar, é possível que esse momento de interação entre professores seja inspirador e os engaje a resolver problemas significativos. Isso pode acontecer desde que o foco da reunião seja em aprender juntos, construir um senso de rede e resolução de problemas importantes.


É importante ressaltar que a equipe de professores está acostumada com um padrão, mesmo que eles não gostem. Então um trabalho de mudança de mentalidade e aceitação de ideias novas terá que ser feito para tirar todos da zona de conforto. Mas no momento em que sua equipe enxergar valor na nova proposta, as coisas podem ficar mais fáceis.


Tenha claro o objetivo da reunião


Não organize uma reunião só porque ela precisa acontecer todas as quintas a tarde. Defina exatamente o que a equipe precisa alcançar até o fim dela. Pense em como os professores podem utilizar aquele tempo reservado para uma discussão de forma produtiva. Aqui estão algumas ideias:


- Resolver um problema

- Tomar uma decisão

- Discutir novas ideias

- Compartilhar conquistas ou dificuldades pedagógicas


Com o propósito claro em mãos, mais fácil será escolher as atividades e estruturar a reunião. Relembre as reuniões anteriores e pense em dinâmicas e outros momentos que foram produtivos, mas não se prenda apenas a isso. Pesquise ideias, consulte coordenadores de outras redes, busque inspiração fora do meio educacional. Tudo isso ativa a sua criatividade e te ajuda a estruturar uma reunião mais significativa.


Por exemplo, se o objetivo da reunião for resolver um problema, você pode separar os professores em grupos menores, para que façam um brainstorming com todos os tipos de soluções. Eles podem anotá-las em post-its, que serão colados no quadro e separados por semelhança. Depois a discussão pode voltar para o grande grupo, em que as ideias mais relevantes são selecionadas e uma nova atividade pode ser realizada a partir daí.


Permita que todos da equipe participem


É muito comum que nas reuniões pedagógicas poucos professores sejam participativos, de fato. Geralmente, as discussões giram em torno de 3 ou 4 pessoas e o restante participa de forma passiva. Em uma reunião produtiva, isso está longe do ideal. Cada momento deve ser planejado pensando em como promover a participação de todos.


Ao organizar a pauta, pense naquelas vozes dominantes e naquelas que se silenciam. Como você pode criar situações que, propositalmente, permitam que todos compartilhem opiniões e sugestões? É importante ter em mente que uma pessoa pouco participativa dificilmente conseguirá expor suas ideias para toda a equipe logo de início. Você pode começar propondo atividades em duplas e em grupos pequenos.


Seja presente e intencional


Com tantas atividades a serem cumpridas por toda a equipe escolar, é fácil que as pessoas se dispersem, conversem sobre assuntos que não sejam pertinentes ao momento. Se há um momento em que se precisa estar totalmente presente e consciente, é o da reunião. E quem garante que isso aconteça é quem a conduz. Se você é essa pessoa, esteja de verdade com a sua equipe. Deixe o celular guardado e incentive que todos façam o mesmo.


Você também precisará de uma dose de coragem. Propor algo muito diferente do que a maioria está acostumada pode gerar insatisfações. Mas se você acredita que um novo modelo de reunião será benéfico a todos, especialmente para os alunos, vá em frente.


Outra coisa que garante uma reunião mais produtiva é a intencionalidade. Como líder, você deve saber e deixar claro o porquê de cada atividade. Seja intencional a todo momento, seja na sua fala, ao definir o tempo para cada atividade ou ao insistir que todos participem, sempre de forma respeitosa e cordial.


Que tal colocar essas dicas em prática já na próxima reunião que você organizar? Reflita e responda nos comentários: Quais seriam os resultados das próximas reuniões se você aplicasse essa mudança?

Referências:


Thomas, Laura. Edutopia. “5 Tips for Meetings Worth Going To”. Abril de 2015. Disponível em https://www.edutopia.org/discussion/5-tips-faculty-meetings-worth-going

1 visualização

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

whats t.png
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter