Resultados da pesquisa com professores

Coleta de dados e sua relação com as medidas tomadas pela Eu Ensino


Com mais de 1600 respostas de 300 municípios espalhados por todos os estados brasileiros, a pesquisa formulada pela Eu Ensino em parceria com o CENPEC nos proporcionou verificar importantes dificuldades e necessidades enfrentadas pelos educadores em tempos de COVID-19.


Depois de tratados, os dados foram organizados em um relatório, disponível no nosso site na página que concentra as nossas pesquisas. Nele algumas expectativas se confirmam, como o fato de que as maiores dificuldades enfrentadas são a falta de conhecimento para adaptar as aulas para novo formato (25%) e o acesso limitado à internet (20%), enquanto que outros resultados podem ser considerados uma surpresa, como o fato de a maioria absoluta dos respondentes ter vontade de dar aulas remotas (89%), apesar de muitos não se sentirem preparados para isso (49%).


Entendemos que os resultados apresentados não poderiam ficar apenas no âmbito numérico. Nosso objetivo desde o início foi usar os dados coletados para pensar soluções que atendessem às necessidades dos educadores de maneira adequada. Observando que o formato preferido de conteúdo seriam cursos online estruturados (60%) e tendo em vista os principais interesses dos respondentes, trabalhamos para lançar nossos cursos gratuitos enxutos e com linguagem simples, de modo a não sobrecarregar em nenhum aspecto aqueles que decidirem participar. Tendo em vista a variedade de etapas de educação com as quais trabalham os respondentes da pesquisa, também confeccionamos os cursos de modo a fazê-los acessíveis e adaptáveis a cada uma delas.


Tendo noção também das incertezas e angústias que esse momento pode trazer, tomamos ainda a iniciativa de confeccionar e disponibilizar uma trilha de meditação, que você pode encontrar no nosso canal do Youtube. Por meio dela nosso objetivo era proporcionar aos educadores momentos de relaxamento, além de atentá-los para que mantenham em mente a importância do autocuidado.


Outros projetos estão em processo de desenvolvimento, assim como outras pesquisas estão sendo veiculadas de modo a concretizá-los da melhor maneira. Acreditamos que este é mais um modo de tentarmos nos aproximar dos professores, mesmo em distanciamento social, entendendo suas realidades e mantendo o compromisso de sempre tentar colaborar para o desenvolvimento de todos.


Nós da Eu Ensino agradecemos aqueles que já responderam nossas pesquisas e convidamos os que ainda não o fizeram a dar sua contribuição e divulgar para seus colegas educadores. Com certeza os resultados serão muito positivos para todos!


O que você achou dos resultados observados? Eles correspondem à realidade em que você se encontra? Compartilhe abaixo nos comentários!

0 visualização

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter