Resultados da pesquisa com gestores

Coleta de dados e sua relação com as medidas tomadas pela Eu Ensino


Feita em parceria com o CENPEC, a pesquisa veiculada de junho a agosto de 2020 tinha como objetivo entender um pouco mais das dificuldades enfrentadas por gestores das comunidades escolares. Com mais de 1150 respostas e com alcance nacional de todos os estados, tivemos a possibilidade de não só observar, mas de fazer propostas e adequar iniciativas à realidade das redes municipais e estaduais. Confira aqui o painel interativo de respostas!


Para a nossa boa surpresa, quase metade dos respondentes (405) disseram que em suas redes houve o início imediato das aulas remotas. Apesar disso, não foram todos (298) os que de fato adotaram um plano estratégico específico para fazer essa adaptação.


Uma das perguntas feitas foi sobre qual ferramenta era a mais utilizada no ensino remoto. A grande maioria das pessoas nos informou que o Whatsapp (352) e os materiais impressos (259) são os mais utilizados, o que faz muito sentido quando pensamos na realidade brasileira de dificuldade de acesso, não é mesmo?


Essa foi uma das observações que nos deu um incentivo a mais para acreditar e trabalhar no projeto Eu Ensino de Casa, bem como os resultados obtidos na pesquisa com professores, que você pode saber mais a respeito aqui. Todo esse esforço já estava valendo a pena, mas recentemente tivemos uma ótima surpresa: fomos contemplados com o Fundo de Apoio à Aprendizagem durante a Covid-19, por parte da Imaginable Futures e da Fundação Lemann! Confira aqui o post de divulgação do projeto, que tem como princípios capacitar professores em metodologias para ensino remoto, competências socioemocionais e criar um acervo de cartões de conteúdo, que será disponibilizado aqui no nosso site.


Por fim, o que percebemos com essa pesquisa é que os desafios enfrentados foram muitos, afinal, como todos já sabem, não foi fácil se adaptar à nova realidade de uma hora para outra. Apesar disso, vimos muitas secretarias e gestões engajadas para achar a melhor solução para sua rede. Ouvir e entender um pouco mais do que vivem os educadores brasileiros é sempre um privilégio e pretendemos continuar fazendo isso, a fim de buscarmos sempre soluções adequadas e que de fato ajudem-nos no seu dia a dia.


Você participou da nossa pesquisa? O que achou? Você se identifica com os resultados? Vamos adorar saber!

104 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo