Por que somos uma startup de educação?

Princípios, motivações e características da Eu Ensino.


Se você tem nos acompanhado deve ter entendido um pouco mais sobre o que é a Eu Ensino. Sejam os artigos, as pesquisas, os cursos ou a nossa Trilha Formativa, temos sempre um foco na prática, com o objetivo principal de atender as redes públicas de educação brasileiras em suas necessidades. Mas de onde vem essa motivação? Quais dados sustentam nossa metodologia? É isso que pretendemos esclarecer nesse artigo.


O primeiro ponto importante está relacionado à formação dos professores. Os cursos superiores, em sua maioria, trazem muito estudo teórico, sobrando pouco espaço para a prática, que é frequentemente resumida apenas a um estágio de curta duração. Dificilmente os educadores ingressam nas escolas sabendo como lidar de maneira efetiva com a indisciplina e as dificuldades de aprendizagem.


A Fundação Roberto Marinho lançou este ano o relatório da pesquisa “Pesquisa Juventudes, Educação e Projeto de Vida” e os dados nela obtidos sustentam fortemente nossa iniciativa. Ao analisar os principais obstáculos ao aprendizado, em primeiro lugar disparado (78%) temos a bagunça nas aulas. Essa constatação tem ainda mais relevância quando comparada com o fato de que assistir às aulas é a atividade que os alunos mais gostam de fazer na escola (52%).


Um segundo documento importante é o TALIS, sigla em inglês para Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem realizada pela OCDE. Nela temos que, no Brasil, o professor perde 20% do tempo de aula anual para conseguir acalmar os alunos e restabelecer a ordem na sala de aula. Acreditamos que uma aula bem preparada e um professor bem capacitado são pontos cruciais para experiências de ensino e aprendizagem mais efetivas.


O segundo ponto que gostaríamos de trazer é com relação à metodologia que usamos e incentivamos: o ensino de técnicas didáticas inovadoras e boas práticas baseadas em pesquisas por meio do ensino híbrido, em um formato que vai do online para o offline. Nossa principal proposta é ajudar coordenadores pedagógicos a terem reuniões pedagógicas coletivas mais proveitosas e que de fato sejam marcadas pela troca de experiências e novos aprendizados. Fazemos isso dando o apoio que esse(a) coordenador(a) precisa, de maneira remota com o uso de tecnologia, para que ele(a) possa transmitir as técnicas presencialmente aos professores e estes, por sua vez, aplicam as técnicas com seus alunos.


No mesmo relatório da pesquisa da Fundação Roberto Marinho é identificada uma grande demanda por parte dos alunos por aulas mais “interativas” que, para fins do documento, são aquelas em que a interação entre professor e aluno é mútua, de modo que os estudantes sentem-se amparados e livres para se expressar e tirar dúvidas. Em suma, o que temos é uma necessidade por um ambiente escolar acolhedor, o que com certeza é também um ponto de benefício para os profissionais da educação.


Citando a pesquisa, temos que “quando pensam em formas de aprendizagem, os jovens indicam que há espaço para inovação em sala de aula. As respostas do questionário quantitativo apenas reforçam que esses formatos são pouco conhecidos.” (pág. 64), e é aí que entra a Eu Ensino. Temos como princípio a ideia de que os professores merecem reconhecimento e apoio, o que muitas vezes não têm. Por essa razão oferecemos a eles novas ideias e incentivos por meio de uma formação continuada, que os ajuda no exercício diário da função.


O terceiro e último ponto é com relação à nossa característica de startup. O termo startup significa uma empresa jovem, que usa a tecnologia em suas soluções e tem capacidade de rápida adaptação. Estamos em constante mudança, aprimoramento e crescimento, e vemos isso com bons olhos e ótimas perspectivas! Acreditamos na melhoria contínua do que nós oferecemos e incentivamos que professores adotem também essa postura e passem esses valores aos seus alunos. Afinal, ninguém termina de aprender! Acompanhamos as mudanças vividas no mundo e estamos sempre buscando aprimorar nossas soluções para que possamos apoiar os professores nas suas necessidades práticas do dia-a-dia. É daí que, de uma única trilha formativa, temos agora cursos, pesquisas e projetos diferenciados. Você pode saber mais sobre quem somos e quais serviços oferecemos no nosso site.


Você já teve contato com a Eu Ensino? Como foi sua experiência? Ainda tem dúvidas sobre a empresa? Conta pra gente!

Referências:


Fundação Roberto Marinho. “Pesquisa: Jovens, educação e projeto de vida”. 2020. Disponível em: https://frm.org.br/sem-categoria/pesquisa-juventudes-educacao-e-projeto-de-vida/


OCDE. “Teachers and School Leaders as Valued Professionals”. 2018. Disponível em: http://www.oecd.org/education/talis-2018-results-volume-ii-19cf08df-en.htm


129 visualizações

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

whats t.png
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter