Plano de aula para desenvolver as socioemocionais

4 passos simples para estruturar suas aulas


Para aqueles que ainda não conhecem, as competências socioemocionais estão relacionadas à habilidade de identificar as emoções e saber lidar com elas, ter autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas. Seria o sonho de todo professor ter alunos assim? Com certeza! Mas como desenvolver essas competências em sala?


As técnicas e formas são diversas, uma vez que elas dependem de qual competência socioemocional você quer trabalhar (autoconhecimento, empatia, responsabilidade.. etc). Entretanto, existe um ciclo de momentos de sala de aula que, se aplicados constantemente, criam uma cultura de desenvolvimento das habilidades socioemocionais. E esse é um ótimo primeiro passo para começar esse processo com os seus alunos.


Na nossa trilha formativa tratamos de cada um desses pontos com profundidade, com atividades práticas, momentos de reflexão coletiva e de reflexão individual. Todos os nossos materiais são alinhados às Competências Gerais da BNCC. Se sua rede ainda não usa nossos materiais, entre em contato com a gente!


Trazemos aqui algumas dicas pontuais de como pode ser esse trabalho em sala. Na hora de planejar a aula, o professor deve incluir os seguintes momentos:


  1. Explicação do objetivo da aula O objetivo deve ser claro e explícito, e as atividades realizadas devem ter como foco alcançá-lo. Nesse momento, é importante ressaltar o que se espera do aluno, de forma que fique claro no que ele precisa focar e quais são suas responsabilidades. Nesse passo, as principais competências trabalhadas são as que envolvem autogestão.

  2. Introdução ao novo conteúdo Para garantir que todos aprendam, devem ser empregadas diferentes maneiras de expor a temática (vídeo, imagens, gráficos, textos). Ao trabalhar com diferentes ferramentas, além de incluir a todos, o professor também desenvolve no aluno as competências relacionadas com a abertura ao novo (curiosidade para aprender, criatividade).

  3. Tempo para prática individual do conteúdo e para prática em grupo No momento individual, desenvolve-se competências como determinação e a persistência. Na prática em grupo, por sua vez, o foco é na empatia, respeito, sociabilidade. Lembrando que, para que o ciclo seja eficaz, todas as atividades devem ter como foco o objetivo da aula. Além disso, para aprofundar ainda mais o desenvolvimento das habilidades socioemocionais, é interessante trabalhar com diferentes modelos de atividades ( jogos, vídeos, textos, apresentações).

  4. Momento de reflexão sobre a aula, o conteúdo trabalhado e o que foi alcançado Durante esse processo, as habilidades trabalhadas são relacionadas à resiliência emocional, como tolerância à frustração e ao estresse. Nesse momento o professor pode questionar os alunos se o objetivo inicial da aula foi alcançado, e pedir que reflitam individualmente. É interessante, além de uma auto reflexão, que o aluno também receba uma devolutiva do professor sobre como ele está acadêmica e socialmente. É importante, entretanto, atentar à forma como é feita essa abordagem, optando por ações que não envergonhem o aluno, pois a proposta é que ele reflita sobre sua atuação, e caso se sinta atacado, é mais difícil de fazê-lo. No artigo “Seu aluno sabe o que e como está aprendendo?” trazemos um template de folha de atividades de reflexão para seus alunos que pode te ajudar!

Cada uma das partes desse ciclo reforça diferentes habilidades socioemocionais. No início, algumas práticas podem ser difíceis, como o momento de reflexão, mas mantendo esse passo a passo como uma rotina, os alunos irão, aos poucos, se acostumar com a dinâmica da aula, e sem perceber, estarão trabalhando diariamente diversas competências que hoje são, sem dúvidas, essenciais. Dito isso, que tal tentar aplicar essa prática na sua aula?

Referências:


Tennessee Department of Education. Incorporating Social and Emotional Learning into Classroom Instruction and Educator Effectiveness: A Toolkit for Tennessee Teachers and Administrator. June, 2015.


103 visualizações

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

whats t.png
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter