Observação das aulas e retorno aos professores

A importância para o desenvolvimento docente e desempenho dos alunos


Sabemos, talvez hoje mais do que nunca com a migração instantânea para o ensino online, como o processo de ensino e aprendizagem está em constante mudança. É inegável a importância de o professor estar continuamente se aperfeiçoando. Entretanto, essa busca nem sempre é inerente ao docente, ou ainda, nem sempre é clara e acessível. Às vezes o professor sabe que precisa buscar se aprimorar, mas em que? Como?


Diante disso, a figura ativa da gestão escolar na busca pela melhoria de sua equipe docente é muito importante. A direção e a coordenação podem, através da sua experiência, dar um norte ao professor sobre quais aspectos ele precisa se aprimorar e como fazê-lo. Diversas pesquisas mostram como o engajamento da gestão no desenvolvimento dos professores traz impactos positivos no rendimento dos alunos. Elas ressaltam, como um ponto de destaque para esse resultado, os docentes recorrerem à gestão quando identificam um problema em suas aulas, tanto por se sentirem confortáveis como por os enxergarem como uma referência.


Para isso, a participação da direção e coordenação no dia a dia das aulas é essencial, tanto no processo de elaboração, como na sala de aula. É fundamental que a gestão olhe os planos de aula para saber como o professor está abordando os conteúdos e quais metodologias está utilizando. Elas estão sendo as mais inclusivas possíveis? Elas estão buscando atingir a todos os alunos? Apenas conhecendo o material, será possível identificar pontos de destaque e pontos de melhoria do corpo docente. Ademais, a observação das aulas é muito importante para analisar se alguns aspectos, como o desenvolvimento de mentalidade de crescimento, a criação de um ambiente acolhedor e de um espaço para trabalhar habilidades socioemocionais, estão acontecendo.


Após a análise das aulas e dos materiais, é essencial que o gestor dê uma devolutiva ao professor, sempre pensando no aprimoramento das aulas e na melhoria da qualidade do ensino que chega aos alunos. É muito importante, entretanto, atentar à maneira como esse retorno é dado. O docente não deve compreender as pontuações como críticas, mas sim como aspectos de desenvolvimento. Diante disso, é necessário refletir sobre a maneira como abordar o assunto. Outro ponto que deve ser levado em consideração é, não apenas indicar os pontos de melhoria, como também sugerir formas do professor se aprimorar.


Por fim, é importante que a gestão escolar acompanhe o desenvolvimento dos docentes, auxiliando-o no processo e reconhecendo seu esforço e desempenho. Através desse processo, espera-se que haja a construção de uma relação positiva de confiança e referência, tornando esse processo de trocas não apenas mais constante, como também mais natural, garantindo que o ensino seja cada vez de melhor qualidade para os alunos.

Referências:


Robinson, Viviane M.J; Lloyd, Claire A; Rowe, Kenneth J. The Impact of Leadership on Student Outcomes: An Analysis of the Differential Effects of Leadership Types. Educational Administration Quarterly. December 2008.Vol. 44, No. 5, pg. 635-674.


127 visualizações

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

whats t.png
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter