O que engaja o aluno?

Atualizado: Abr 8

Muito se fala de “engajamento do aluno”, “aluno protagonista”, entre outras definições. Isso não é mais novidade! Sabemos que é preciso conquistar o aluno e o cativar de forma que ele participe ativamente em nossas aulas.


Em 2013, uma pesquisa realizada pela Gallup (empresa de pesquisa de opinião que atua desde 1930 em várias áreas, inclusive educação) mostrou que o engajamento é um dos fatores mais relacionados ao sucesso acadêmico do aluno. Outro fato interessante da pesquisa é que os estudantes se sentem 30 vezes mais engajados se a escola tem um ou mais professores que os fazem sentir animados com o seu futuro se comparados com aqueles alunos que não têm nenhum professor que os façam sentir assim.


Pensar em aulas diferentes e que chamem atenção é algo muito importante! Mas também não devemos descartar as aulas expositivas, pois o aluno também pode construir novos conhecimentos enquanto ouve uma aula. O fato aqui é: a aula expositiva não deve ser a única abordagem! Devemos utilizar vários métodos diferentes, como:


  • Situações-problema de casos reais;

  • Métodos que permitem a exploração e conclusão pelos próprios alunos;

  • Encorajamento aos alunos a refletirem e discutirem durante e depois a aula;

  • Entre vários outros.


Um estudo realizado pela ASCD’s (entidade não governamental americana que estuda a supervisão e o desenvolvimento do currículo) pesquisou os principais fatores do engajamento e da desmotivação para alunos e professores. A pesquisa concluiu que as atividades que mais engajam são, respectivamente:


  1. Permitir que eles sejam criativos (naturalmente);

  2. Estimular a criatividade, com atividades para esse fim;

  3. Promover relacionamentos positivos com outras pessoas;


Por outro lado as que mais desmotivam são:


  1. Atividades repetitivas;

  2. Atividades em que eles não têm poder de escolha, são obrigados a realizarem;

  3. E atividades mecânicas, onde não há tomadas de decisão;


Vemos que tanto alunos quanto professores são motivados por ações que estimulem a sua curiosidade, enquanto que são desmotivados por ações que sejam mais monótonas e repetitivas. Segundo um estudo feito nos Estados Unidos, os alunos mais engajados demostraram ser motivados por 4 principais fatores:


  1. Sucesso: conseguir alcançar um objetivo específico;

  2. Curiosidade: entender ou conhecer algo novo;

  3. Originalidade: fazer algo diferente, fora da rotina;

  4. Conexão: construir relacionamentos com a atividade;


Assim, devemos buscar maneiras de integrar esses fatores em nossas aulas e nas atividades que propomos para nossos alunos, para que eles se motivem e empenhem. Você já faz algo para estimular o engajamento dos seus alunos? Tem alguma ideia que gostaria de tentar?


Deixe um comentário aqui embaixo para continuarmos essa conversa!


0 visualização

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter