O Poder da Comunicação Positiva

Construindo uma boa relação família-escola


Às vezes, as demandas do ensino podem parecer esmagadoras e pode ser fácil perder de vista a razão mais importante pela qual ensinamos: os alunos. Cada aluno é especial e merece ser apreciado por suas características únicas. Ao desenvolver um sistema para enviar recados positivos para casa regularmente, uma professora de ensino médio percebeu que mantinha os sucessos de seus alunos em mente e dias difíceis eram rapidamente colocados em perspectiva - para os alunos, suas famílias e para ela.


A maioria dos professores é obrigada a entrar em contato com os responsáveis quando um aluno tem um desempenho ruim na sala de aula - acadêmico, comportamental ou ambos. Essa professora conta que sua própria técnica de ensino evoluiu através do contato intencional com as famílias quando os alunos têm um bom desempenho.


No início de cada ano letivo, além de montar um novo caderno de notas, ela montou uma tabela listando todos os alunos em ordem alfabética. Nas colunas, colocou as datas em que faria contato com as famílias, o método escolhido (whatsapp, email, telefonema ou reunião presencial) e o motivo do contato. Ao longo do ano, sempre que precisa entrar em contato com uma família, se certifica de inseri-la na tabela. Assim, ela consegue atingir o objetivo de contatar cada família com um recado positivo pelo menos uma vez.


Nas duas primeiras semanas de aula, ela conta que entra em contato com famílias que são novas na escola. São elas que geralmente têm alguma ansiedade por seus filhos estarem em um novo ambiente e sentem-se aliviadas quando ouvem, da perspectiva de um adulto, que o ano está indo bem. Também ajuda que tenham um contato na escola em caso de perguntas que possam surgir no futuro.


À medida que o ano avança, ela define novas metas. No ano passado, o objetivo era entrar em contato com metade das famílias dos seus alunos com um recado positivo até a Páscoa. Este ano, ajustou a meta de entrar em contato com todos com um recado positivo antes do final do primeiro semestre.


Momentos positivos


Lauren conta que suas práticas de contato positivo começaram no seu segundo ano de ensino, ao enviar mensagens de preocupação para os responsáveis dos seus alunos. Percebeu que, se enviasse uma mensagem positiva toda vez que enviasse uma mensagem de preocupação, poderia concentrar sua energia em reconhecer os alunos que tiveram um bom comportamento naquele dia.


Agora, anos após essa ideia, ela tenta enviar recados positivos antes que as preocupações surjam, para que cada família tenha uma história positiva para contar sobre a experiência escolar de seus filhos.


Alguns dos contatos mais óbvios são mais fáceis. Quando um aluno se sai excepcionalmente bem em uma avaliação difícil, como uma redação ou uma prova, entra em contato com a família. Mas as avaliações não são a única oportunidade de enviar elogios para casa. O contato pode ser sobre um aluno que se destaca em habilidades sociais: mediar uma discordância no trabalho em grupo, interagir com um aluno solitário durante a aula ou mostrar empatia por um colega que está tendo um dia difícil. O comportamento deles não precisa ser excepcional; ela envia recados sobre os alunos habitualmente entrando na sala de aula e seguindo os procedimentos, concluindo com constância os trabalhos de casa e lidando com tarefas difíceis com uma atitude positiva.


Para garantir que nenhum aluno tenha contato apenas por motivos negativos, ela conta que organiza as fontes da tabela em cores. Assim, fica claro de identificar, pelas cores, quem teve nota ou comportamento positivo e quem teve nota ou comportamento negativo.


Ao definir uma meta intencional de enviar uma comunicação para casa com uma história pessoal positiva, esta professora está garantindo que nenhum aluno seja invisível na sua sala de aula. Ao percorrer a lista de alunos a cada semana, ela pode ver quais famílias de alunos ainda não foram contatadas e desenvolver relacionamentos com essas famílias intencionalmente. Geralmente, os alunos que recebem mais atenção são aqueles que possuem comportamentos negativos ou têm um desempenho insatisfatório nas avaliações. O resto das famílias pode não receber notícias da escola o ano inteiro, apesar da grande atitude e ética de trabalho de seus alunos. O acompanhamento intencional permite que os professores reconheçam esses alunos pelos seus hábitos diários.


Ao perceber e elogiar intencionalmente as atitudes e comportamentos dos alunos, é possível construir uma comunidade positiva entre a escola e o lar. Os pais não apenas apreciam ter um vislumbre da vida cotidiana do aluno (especialmente quando a conversa pode ser curta), mas também apreciam que o filho seja visto e reconhecido por um adulto. Saber que alguém da escola está olhando além dos padrões e notas e para ver cada criança como um indivíduo ajuda bastante na construção de relacionamento e credibilidade entre as duas partes mais importantes da educação: casa e escola.

Referência


Artigo por Lauren Huddleston na Edutopia, adaptado e traduzido para o português.

Disponível em: <https://www.edutopia.org/article/power-positive-communication>.


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