O papel do gestor na evasão escolar

Ações para minimizar a evasão escolar

O abandono escolar é uma realidade para muitos jovens e adultos brasileiros, sobretudo para aqueles de classes sociais mais baixas. Para o estudante, a formação incompleta gera consequências como salários inferiores, diminuição da qualidade de vida e maior exposição à violência. Porém, as consequências da evasão não são exclusivas dos estudantes.


Segundo estimativas elaboradas pelo Insper em parceria com a Fundação Roberto Marinho, a cada jovem fora da escola o Brasil perde mais de 300 mil reais, o que reflete em bilhões de reais anuais dissipados. As causas para a evasão escolar são várias: acesso limitado, gravidez e maternidade precoce, competição com o mercado de trabalho, condições financeiras, significado dos conteúdos aprendidos, entre muitas outras. Cada agente da educação (professor, gestor, secretário) tem influência sobre essas causas. Nesse artigo são abordadas algumas ações que podem ajudar o gestor escolar a minimizar esse problema.


1. Monitore a frequência dos estudantes

No artigo “Dados escolares podem auxiliar na melhoria da qualidade de ensino da sua escola” foi abordada a importância dos dados escolares. A frequência dos estudantes deve ser monitorada, mas, além disso, esse dado deve ser interpretado para traçar estratégias junto à comunidade escolar para recuperar aqueles estudantes com baixa frequência.


2. Incentive a participação da família

A família tem uma grande influência sobre os estudantes, quando não há apoio familiar é comum que estudantes sintam-se desmotivados. No artigo “A participação dos responsáveis na educação dos alunos” são listadas formas que os responsáveis podem auxiliar os estudantes e como a escola pode auxiliar as famílias. E no artigo “Como a gestão pode aproximar os responsáveis do ambiente escolar?” são abordadas dicas práticas para engajar os responsáveis no aprendizado dos alunos.


3. Promova a igualdade

Sentir-se aceito, seguro e confortável dentro da escola é fundamental para a manutenção dos seus estudantes. Por isso, invista tempo em projetos que tornem o ambiente escolar agradável a todos. O artigo “Como trabalhar a diversidade etnocultural na educação infantil” aborda algumas dicas para trabalhar a diversidade em sala de aula.


4. Conheça a comunidade escolar

Projetos com êxito em uma escola podem facilmente não obter os mesmos resultados em outra, uma vez que cada instituição está inserida em contextos diferentes. Por isso, promova iniciativas que busquem conhecer sua comunidade. Além de entendê-la, os estudantes poderão reconhecer um significado imediato nas atividades que estão executando.


5. Invista na formação continuada

Muitos estudantes perdem o interesse na escola, pois as metodologias aplicadas nas salas de aulas não acompanharam suas mudanças de comportamento. A escola precisa ser empolgante. Por isso, é importante que os educadores estejam sempre atualizados das mudanças da educação e do mundo, e a gestão escolar normalmente tem esse papel de multiplicador nas escolas.


6. Mantenha o Projeto Político Pedagógico da sua escola atualizado

Por último, mas não menos importante, o Projeto Político Pedagógico merece uma atenção especial dos gestores. Nele, seus professores podem conhecer a comunidade escolar, entender quais seus maiores desafios e maiores forças. Dessa maneira, poderão produzir conteúdos e projetos que tornem a escola cada vez mais contextualizada. Incentivar a leitura e atualização desse documento colabora para todas as ações já mencionadas e poupa retrabalhos. Uma abordagem que deu certo deve ser registrada para que não seja perdida caso o responsável por ela saia da escola.


A evasão escolar é um grande desafio e com certeza há outras ações que podem impactar positivamente na resolução desse problema. Você conhece outras ações? Já aplica e/ou aplicou alguma das mencionadas em sua escola? Deixe um comentário dividindo suas experiências.

Referências:

SILVA, Marli. O papel Pedagógico do Gestor no Combate a Evasão e Repetência Escolar. Revista Acadêmica Online, São Paulo/SP, 2016. Disponível em: <http://m.revistaacademicaonline.com/products/o-papel-pedagogico-do-gestor-no-combate-a-evasao-e-repetencia-escolar1/>. Acesso em: 29 abr 2021.

ALMEIDA, R. M. R. O Gestor e a evasão escolar: uma questão a ser discutida. Tese (Especialização em Administração e Supervisão Escolar) – Instituto A Vez do Mestre, Universidade Cândido Mendes. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: <http://www.avm.edu.br/docpdf/monografias_publicadas/c205357.pdf>. Acesso em: 29 abr 2021.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo