Gestores escolares e secretarias na implementação da BNCC

O que fazer e por onde começar?


Agora que já conhecemos as bases legais, a estrutura e as especificidades de cada etapa de ensino, estamos prontos para falar sobre a implementação da BNCC!


Como vimos ao longo das últimas semanas todas as propostas de mudanças trazidas pelo documento, os desafios sobre o tema já eram enormes. Entretanto, com a pandemia, a situação se tornou ainda mais complexa. Ainda assim, o tema continua sendo prioridade nas redes de educação do país e há grande expectativa de que, com a situação sanitária sendo solucionada, aconteçam significativos avanços com relação à implementação da Base.


Vamos agora ao que importa: quais pontos práticos as gestões escolares e as secretarias de educação devem considerar para fazer a sua parte nesse processo?


De início, é importante se certificar da elaboração dos currículos de cada local. Já entendemos que a BNCC não é o currículo, mas, a partir dela, esse trabalho crucial de formulação deve ser feito.


Muitas redes públicas brasileiras já cumpriram essa primeira fase! No entanto, por ter sido elaborada depois, a BNCC para o Ensino Médio pode estar um pouco atrás nesse processo. Nesse caso, a recomendação é que se faça audiências públicas e outros ambientes abertos para que a comunidade possa ser ouvida e, a partir disso, se façam estudos, diagnósticos e se desenhe possibilidades. Posteriormente, será possível tanto elaborar o currículo, inclusive com os itinerários formativos, quanto partir para sua implementação.


Tendo o currículo pronto, um outro ponto importante é que seja promovida a formação de professores. Mais do que mudar conteúdos e propor alterações nas estruturas curriculares, a Base propõe uma nova mentalidade de pensamento com relação à educação. Entender acerca de suas especificidades, bem como ter enraizado o princípio da formação integral dos alunos e da interdisciplinaridade, é um ponto que precisa ser amplamente trabalhado. Essa foi uma das etapas mais prejudicadas com a pandemia, uma vez que outras necessidades formativas tiveram de ser priorizadas. Mesmo assim, que tal começar hoje mesmo a organizar conversas com sua equipe de professores sobre as propostas da Base?


Um material que pode ser de grande ajuda nesse processo é a apresentação disponibilizada pelo Movimento pela Base que você pode encontrar aqui.


A rede tendo sido amplamente capacitada, é importante passar ao processo de revisão das propostas pedagógicas de cada etapa de ensino. Em geral, uma equipe da escola/da secretaria é indicada para o trabalho. Esse grupo de pessoas será o principal responsável pela medida, mas tenha o cuidado de estar sempre próximo e atento para oferecer o suporte que precisam para isso.


Nesse sentido, um material muito informativo e que abrange as mais variadas esferas da comunidade escolar é o “Caminhos para a Educação Integral”, formulado pelo Movimento pela Base e o Consed. Nele, você encontrará princípios, orientações e até mesmo um glossário para que a BNCC seja implementada em 5 esferas principais (políticas públicas, escolas, professores, estudantes e território). Para orientações específicas de (re)formulação do seu Projeto Político-Pedagógico, esse Guia de Gestores Escolares com orientações para a revisão dos PPs pode ajudar!


Muito atrelado a esse processo de revisão das PPs, está a elaboração e disponibilização de novos materiais didáticos. O alinhamento às competências gerais e específicas e às habilidades da BNCC é uma novidade. Muito do que já existe pode ser reaproveitado, mas também muitas novas demandas deverão ser atendidas. Uma equipe também deve ser formada para comandar essa atividade, que em muito auxilia no dia a dia dos educadores da rede! E, falando em materiais didáticos, não deixe de conferir o nosso Acervo de Pílulas de Conteúdo! Eles podem ser uma alternativa importante para já começar a usar materiais alinhados à BNCC na sua rede, bem como base para a formulação específica que farão.


Cumpridas essas etapas, é importante realizar o monitoramento e o acompanhamento da aprendizagem da sua rede/escola. Provavelmente, no início será uma adaptação difícil e ajustes serão necessários, mas persista! Estabeleça suas metas e objetivos, bem como os meios para monitorá-los, para que o caminho seja de muito aprendizado.


Você pode estar se perguntando como dará conta de tudo isso sozinho(a). Além da sua equipe, é importante lembrar que você também conta com o apoio das esferas Federal e Estadual. Em 2018, o Ministério da Educação lançou o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) justamente com a meta de auxiliar nesse processo. A estratégia foi pensada por meio de dois eixos: apoio financeiro e técnico. É importante conferir a legislação específica desse programa, bem como o plano de trabalho assinado pelo seu estado com relação a ele, e ver de que modo se comunica com as necessidades da sua rede.


Além desse programa, destacamos também o papel dos conselhos regionais nesse processo de implementação da Base. São eles os responsáveis por elaborar as normas, a partir da legislação que já existe, para basear o funcionamento das escolas. É importante tê-los por perto para que estratégias adequadas sejam implementadas.


O prazo ideal de implementação da BNCC é 2021. Sabemos que, tendo em vista as circunstâncias inesperadas que vivemos, isso não será possível. Apesar disso, é preciso erguer a cabeça, aceitar a sua realidade, com as dificuldades e benefícios que ela traz, e esforçar-se para dar o seu melhor nesse processo. Para isso, conte também com o nosso apoio! Na semana que vem estamos de volta dando dicas específicas para os professores.

Você já conhece nosso acervo gratuito de pílulas de conteúdo?


Pensando nos desafios da implementação da BNCC, seja no ensino remoto, híbrido ou presencial, disponibilizamos materiais prontos para serem utilizados em sua prática diária :)


Que tal conferir alguns materiais e divulgar para os professores da sua rede?


Não fique de fora e aproveite!

Referências:


Porvir. "Novo Ensino Médio: saiba mais sobre a implementação". Abril de 2019. Disponível em:

https://porvir.org/novo-ensino-medio-saiba-mais-sobre-a-implementacao/


Todos pela Educação. "Implementação da BNCC - Etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental". Disponível em:

https://www.todospelaeducacao.org.br/_uploads/_posts/172.pdf


Nova Escola. "Implementação da BNCC: 5 pontos para o diretor levar em conta". Março de 2019. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2146/implementacao-da-bncc-5-pontos-para-o-diretor-levar-em-conta


Observatório de educação - Itaú Unibanco. "BNCC: Pandemia amplia desafios para implementação". Disponível em: https://observatoriodeeducacao.institutounibanco.org.br/em-debate/conteudo-multimidia/detalhe/pandemia-aumenta-desafios-para-implementacao-da-bncc?utm_source=google&utm_medium=search&utm_campaign=professores_bncc