Encerramento Eu Ensino de Casa

Retrospectiva sobre o período de ensino remoto


Estamos chegando ao fim de 2020 e, sem dúvidas, esse foi um ano muito desafiador. Na Eu Ensino também passamos por muitas mudanças, tentando sempre acompanhar as necessidades dos educadores brasileiros. Com esse post vamos encerrar nossa série especial Eu Ensino de Casa no blog, na qual, desde abril, estamos trazendo temas e dicas relevantes para ajudá-los a passar por esse momento com o maior apoio possível. Vem com a gente ver essa retrospectiva!


Primeiramente foi preciso entender o novo momento que estávamos vivendo e quais mudanças ao nosso dia a dia ele trazia. Por isso, fizemos posts de contextualização e reflexão sobre o que estava por vir. Foram eles:


Fizemos uma pesquisa com gestores e com professores para entender quais eram seus principais desafios (confira os resultados aqui e aqui) e, de imediato, também percebemos a necessidade de ajudar os educadores com as ferramentas digitais. Muitos tiveram dificuldade de se adaptar no mesmo ritmo das mudanças que iam acontecendo no mundo, mas hoje vemos a superação de cada um que topou o desafio. Os posts sobre ferramentas são:



Além das ferramentas, muitas práticas já comuns nas escolas precisaram ser repensadas e reestruturadas. Diante disso, propomos também diversas sugestões de como se reinventar nesse novo cenário:



Os desafios, no entanto, não se limitaram apenas à prática de ensino e aprendizagem. Muitas dificuldades com relação à saúde mental, organização, aumento da desigualdade, entre outros, surgiram e, pensando nisso, também dispomos de algumas dicas importantes:



Depois disso, uma nova temática surge: voltar ou não voltar ao ensino presencial? Quais os riscos? Como fazer? Sabemos da complexidade do tema e reconhecemos os diversos caminhos possíveis, mas isso não nos eximiu de trazer discussões relevantes:



Sabemos que são muitos artigos, mas uma dica é usar esse post como índice e, sempre que precisar de algum tema específico, você pode voltar aqui e procurar o post que pode te ajudar. Tenha certeza de que as fontes são confiáveis e que a intenção é sempre a melhor possível!


Mas não ficamos só nos posts do blog. Além dele, também estivemos muito envolvidos na realização do Projeto Eu Ensino de Casa e tivemos marcos importantes no desenvolvimento da empresa. O projeto especificamente começou em Junho e, em Julho, fomos contemplados com o Fundo Emergencial de Apoio à Aprendizagem da Fundação Lemann e da Imaginable Futures! Os recursos nos permitiram expandir o projeto, que começou com apenas um município e finalizou com doze! Por meio dele, também pudemos fazer acontecer o acervo de pílulas, que está disponível aqui no nosso site para todos os educadores interessados em ter um recurso gratuito, simples e útil para usar com seus alunos presencial e remotamente.


Falando em recursos gratuitos, 2020 também foi o ano que lançamos nossos primeiros cursos online! Dois deles são gratuitos (Metodologias para Ensino Remoto e Gestão Virtual de Equipes) e, mais recentemente, lançamos o de Engajamento de Alunos, que custa R$49,90. Para os primeiros 50 leitores desse post interessados em adquiri-lo, preparamos uma promoção especial: usando o cupom EEDC2020, você paga o preço de black friday, de apenas R$29,90! Não fique de fora!


Pensando também nas necessidades pessoais dos educadores, produzimos vídeos de meditação guiada, que você pode encontrar no nosso canal do Youtube e começar a praticar esse exercício de relaxamento e concentração. O legal é que, além de fazer sozinho(a), você também pode levar essa prática para a sala de aula. :)


Nossas redes sociais também receberam uma atenção especial esse ano. Seja por conta da pandemia, seja pela modernização e utilização cada vez maior das mídias, nos esforçamos para oferecer conteúdos interessantes e manter nossos seguidores sempre informados sobre nossa atuação. No nosso Instagram, por exemplo, você pode conferir as lives que fizemos de Setembro a Outubro contando um pouco sobre o projeto e as parcerias que fizemos.


Sobre o desenvolvimento da empresa esse também foi um ano movimentado. Passamos de duas sócias, uma delas apenas em trabalho parcial, para uma equipe de 5 pessoas! O trabalho não foi aquele que esperávamos no início do ano, mas pudemos nos reinventar e pensar soluções inimagináveis em 2019… Períodos difíceis também trazem bons aprendizados e realizações!


E esse é nosso desejo para 2021. Um ano de superação, novos aprendizados, amadurecimento e conquistas! Agradecemos a parceria de todos os leitores do nosso blog e esperamos continuar caminhando junto com vocês :)

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

whatsapp
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter