Educação política para quê?

Atualizado: Out 15

Dicas sobre como ensinar seus alunos sobre cidadania e política


O ano de 2020 trouxe muitas surpresas e novidades, boa parte delas relacionadas à pandemia do novo coronavírus. Além disso, vivemos num contexto permeado de muitos acontecimentos políticos relevantes, tanto no cenário nacional como também no internacional. É importante que os alunos entendam como essas decisões são tomadas e de quais formas impactam seu dia a dia. Pensando nisso, entendemos que seria relevante darmos dicas para tratar sobre esse assunto com seus alunos, especialmente com a aproximação do mês de eleições no Brasil.


Apesar de início parecer que esse é um tema que não despertará interesse para os jovens, que muitas vezes ainda nem podem votar, contextualizando o assunto adequadamente com certeza eles entenderão sua importância. Procure comentar sobre os impactos das eleições, sobre como elas já evoluíram no decorrer da história e de como é importante exercer esse direito de maneira consciente.


1. Não fale sobre política enfatizando apenas seu lado negativo


De fato, sabemos que existem aspectos complexos na política, mas é importante reforçar com seus alunos a relevância de se exercer a cidadania por meio do voto. Explique inicialmente o que são as eleições. Comece do básico e depois explique sobre seus impactos no dia a dia de todos. A garantia e o exercício de direitos básicos do cotidiano, como o de ir e vir, o de estudar, de se relacionar e respeitar os outros, tudo isso perpassa o âmbito da política!


2. Apresente a seus alunos fontes válidas onde podem se informar sobre as eleições


Um bom exemplo dessas fontes é o site do Tribunal Superior Eleitoral. Explique sobre como é importante que eles procurem saber de onde vêm as notícias que estão recebendo, sejam elas sobre política ou não, sempre prestando atenção às origens e verificando se são confiáveis. Com essa atitude, os alunos mesmos podem se tornar “embaixadores” de boas práticas cidadãs, influenciando também as pessoas de seu convívio.


3. Mesmo que eles ainda não possam votar (para os menores de 16 anos), explique sobre a importância dessa atitude


Muitas vezes os jovens podem ser levados a pensar que seu voto não tem relevância no meio de tantos outros. Ajude-os a entender que esse pensamento, na verdade, não é correto e que importa, e muito, que todos se façam ouvidos por meio do voto. Nesse sentido, um conceito importante de ser abordado é o da coletividade e dos princípios democráticos da nossa sociedade, reforçando que, como sempre, é importante adequar a linguagem para a série trabalhada.


4. Promova debates e discussões


Sabemos que as aulas remotas dificultam a interação na turma, mas que tal fazer uma proposta de conversas intencionais sobre política em um grupo de Whatsapp?


Você pode começar com assuntos corriqueiros, como os que comentamos na primeira dica, e depois fazer a associação com o tema da política. O próprio debate em si, a troca de ideias e experiências, já é uma experiência de vivência política importante para seus alunos.


Sabemos que esse pode ser um tema polêmico, mas queremos reforçar que aqui falamos sobre Educação Política, não ideologização. Formar os alunos para a vida política em sociedade é também dever da escola!


E você, o que tem feito para ajudar seus alunos a entenderem seu papel como seres políticos? Conta pra gente nos comentários!

Referências:


Todos Pela Educação. “Escola que Forma para a Vida, Forma para a Política”. 2018. Acesso em 07 de outubro de 2020. Disponível em https://todospelaeducacao.org.br/noticias/escola-que-forma-para-a-vida-forma-para-a-politica/


82 visualizações

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter

Eu Ensino - Laura Marsiaj Ribeiro Desenvolvimento Profissional LTDA - CNPJ: 35.608.770-0001/04

Política de entrega: acesso ao curso comprado em até 2 dias úteis (envio de informações de acesso para o email cadastrado)