Como nasceu a Eu Ensino?

Conheça os caminhos trilhados até aqui e os planos para o futuro


O processo de desenvolvimento de uma ideia pode ser complexo, mais ainda quando tentamos tirá-la do papel. Com a Eu Ensino não foi diferente, e no post de hoje você vai conhecer um pouco mais sobre a trajetória do desenvolvimento do nosso negócio! Quem sabe não te damos um empurrãozinho para também concretizar aqueles planos parados no caderninho?!


A trajetória da nossa fundadora e CEO, Laura Marsiaj Ribeiro, começou ainda na faculdade. Quando decidiu cursar Economia na Faculdade de Administração e Economia da USP, ela sabia que gostaria de seguir o caminho de impacto em escala, mas ainda sem uma missão muito concreta. Foi ainda durante seu tempo na universidade que começou a dar aulas de matemática para alunos do ensino básico e entendeu seu propósito: o de trabalhar com educação. Seu TCC, inclusive, era relacionado ao tema de políticas públicas educacionais, e guarde essa ideia, pois ela volta já já nesse artigo!


Já formada, Laura trabalhou na área de inovação do Bradesco e teve um contato muito intenso com startups dos mais diversos setores. Apesar de um período muito rico e de aprendizado intenso, ela sentia que alguma coisa estava faltando (spoiler: era o contato com a escola!). Então, em 2015, ela tomou a decisão de seguir para um novo desafio, de tentar um mestrado fora, para se aproximar da educação de novo. Após um longo processo, em 2016, Laura embarcava para Nova York, para cursar seu mestrado em Políticas Públicas com foco em Educação na Universidade de Columbia.


Foi durante seu tempo no mestrado que Laura e algumas colegas começaram a imaginar uma comunidade de aprendizagem, onde pudesse haver a troca entre educadores e viria a ser a Eu Ensino. Ela era bem diferente do que é hoje, mas esse foi um tempo super importante para que as ideias se aprimorassem. Nessa época, ela trabalhou em um projeto com a Fundação Lemann, que foi também fundamental para que a Eu Ensino se tornasse o que é!


Em 2018, a Fundação Lemann se mostrou, mais uma vez, uma grande aliada. Como vencedoras do Desafio Start-Ed, uma parceria da Fundação Lemann com a Universidade de Columbia, obtivemos recursos e apoio estratégico - e foi aí que as coisas realmente começaram a andar. De volta ao Brasil, a Laura reencontrou uma amiga desde a época da escola e contou o projeto que estava desenvolvendo. A Fabiana, que naquele momento estava sentindo falta de trabalhar com impacto social, topou o desafio de ajudar no estabelecimento e desenvolvimento da Eu Ensino. Ela viria a se tornar sócia no ano seguinte!


Em 2019, Laura já trabalhava meio período na Eu Ensino e iniciou nosso primeiro piloto em escala, em Castro, no Paraná. Implementamos nossa Trilha Formativa nas 4 escolas integrais do município, oferecendo a formação para 120 educadores da rede municipal. Tivemos um retorno muito positivo e ótimos resultados com os alunos, com base nos relatos dos educadores.


2020 foi o ano mais importante da nossa trajetória até aqui! A Laura entrou integralmente no projeto, juntamente com 3 estagiários! No final do ano, foi a vez da Fabiana a se juntar integralmente ao time. Em meio à pandemia, foi um ano com muitos desafios, mas com certeza muitos aprendizados. Como a Trilha Formativa tem como foco o momento presencial da Reunião Pedagógica Coletiva (RPC), tivemos que adequar nossos conteúdos e formações para a nova modalidade que surgia. Assim, traduzimos a nossa própria metodologia de formação remota (na Trilha Formativa, os coordenadores pedagógicos são formados virtualmente para conduzir a RPC presencialmente) em cursos para apoiar os educadores. A partir disso, desenvolvemos o Projeto Eu Ensino de Casa, que apoiou 12 municípios e 1500 educadores ao longo do ano no Brasil inteiro.


Temos um orgulho muito grande de toda nossa história, e mais orgulho ainda de ver essa comunidade envolvida com educação crescendo. Você faz parte de tudo isso, e somos muito gratos por estarmos trilhando esse caminho juntos.


Em breve contaremos sobre o que vivemos em 2021 na nossa retrospectiva!


Que venham muitos novos desafios, novas aventuras e muito aprendizado :)

24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo