Como montar um cartão de conteúdos

Unindo a aprendizagem por etapas e o Whatsapp para chegar em quem mais precisa


No dia 1o de abril lançamos uma iniciativa aqui no blog de #EuEnsinoDeCasa, que traz dicas práticas, todas as quartas, de como você pode adaptar suas aulas para o formato à distância, estabelecer uma boa comunicação com os pais dos seus alunos e, enfim, lidar com este momento de distanciamento social causado pelo Covid-19.


Como comentamos no artigo “Roteiro para estruturar uma videoaula”, no final de março, lançamos uma pesquisa (que ainda está aberta, então não deixe de participar) para mapear os principais desafios dos educadores nesse momento. O que vimos é que ainda existe muita dúvida sobre o como ensinar. Naquela ocasião, trouxemos dicas de como criar vídeos curtos e objetivos, incluindo um passo a passo dos pontos a serem abordados e em qual ordem. Hoje, a ideia é oferecer um complemento aos vídeos, ou mesmo como fonte única de conteúdo, que funciona especialmente bem para os alunos com pouco acesso à internet e que provavelmente só têm acesso ao Whatsapp.


Nós, da Eu Ensino, desenvolvemos uma metodologia de ensino da nossa trilha formativa que vai do online para o offline. Nos especializamos em desenvolver materiais que sejam simples, objetivos e acolhedores nas telas, mas que se transpõem para atividades práticas que instigam, engajam e fazem nossos alunos refletirem sobre seus aprendizados. Claro que, no nosso caso, os nossos alunos são vocês, educadores! Mas pensamos que, já que desenvolvemos essa metodologia, isso poderia ser útil para vocês também.


A nossa proposta aqui é fazermos “Cartões de Conteúdo”, que usam as diretrizes da nossa metodologia em um formato simples, objetivo e bastante visual. Fizemos um template para cada área do conhecimento e seguindo as cores da BNCC! Você pode acessar esses exemplos de cartão aqui: Linguagens, Matemática, Humanas e Ciências. Para usá-lo, é só clicar em “fazer uma cópia” após clicar no link e editar as caixas de título, explicação e conceitos. Não vamos tratar dos conteúdos em si - isso é com vocês! - mas seguem algumas dicas de como usar essa ferramenta:


  1. O cartão de conteúdo serve para explicar conteúdos muito objetivos, ou para revisar conteúdos já vistos em sala de aula e que você não quer que seus alunos esqueçam. Tenha a certeza de escolher algo que cabe dentro do cartão.

  2. A linguagem precisa ser bastante objetiva e clara. Nesse sentido, prefira orações coordenadas a orações subordinadas. Não escreva nada que não seja essencial e tenha certeza de que cada frase não gera nenhuma dúvida quanto ao seu significado.

  3. Quebre o conteúdo em título, explicação e conceitos. Cada cartão deve ter uma explicação curta, de 3 ou 4 linhas, e de 3 a 5 pontos importantes (ou exemplos) sobre aquele assunto. E tudo deve ser sempre muito objetivo.

  4. Não queira abraçar o mundo! Se você precisar de mais espaço, não tem problema! É só quebrar o conteúdo em partes menores de forma que cada explicação caiba em um cartão só. Mas não tente outros recursos (como diminuir a letra) pois isso só deixará o cartão poluído e confuso.

  5. Proponha uma atividade prática após o envio do cartão, que faça sentido com o conteúdo enviado. Essa atividade pode ser uma série de perguntas que construam em cima do conteúdo enviado, seja por escrito ou por áudio, caso os alunos ainda não sejam alfabetizados. A criatividade será sua maior aliada nesse momento, então é a sua hora de brilhar (ou trocar ideias com outros educadores mais criativos rs). Já que os alunos vão interagir menos com você e com os colegas, precisamos criar momentos de aprendizado que os instiguem a ir além. Isso é fundamental!

No template que compartilhamos, você pode fazer mais de um cartão no mesmo arquivo. Para isso, é só clicar com o botão direito e selecionar “duplicar slide” (ou na barra de menu acima clicar em “slide” e depois em “duplicar slide”). Depois, você pode aplicar um layout diferente, conforme sua necessidade! Tem uma descrição mais longa? Use o layout 4. Precisa de mais espaço para os conceitos? Use o layout 6. Quando o cartão estiver pronto, você pode baixar como imagem, clicando em “arquivo”, “fazer o download”, e depois em “imagem PNG, slide atual”.


Veja aqui como fica:






Uma vez baixados os cartões que você quer passar aos alunos, você pode enviá-los em grupos do Whatsapp ou Facebook, dos próprios alunos ou mesmo dos pais, como no artigo “Aliados em Tempos de Covid-19”, em que trazemos dicas para uma boa comunicação entre escola e famílias.


Esperamos que o Cartão de Conteúdos ajude! Com tantas escolas paralisadas e com redes públicas decidindo não oferecer aulas à distância por questão de acesso dos alunos, essa pode ser uma forma de se manter próximo deles e de garantir que continuem pensando, investigando e buscando aprender.


Depois, não esquece de colocar aqui seus comentários de como foi a experiência e o que você ensinou na sua aula. Boa prática!


0 visualização

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter