• Eu Ensino

Como manter a saúde mental dos professores na quarentena?

Atualizado: há 3 dias

Como construir um Quadro da Inteligência Emocional com sua equipe escolar


No atual momento que estamos vivendo, é comum as pessoas se sentirem tristes, estressadas, preocupadas e com medo. Os professores, por sua vez, tem mais um agravante: eles estão tendo que se reinventar. A passagem da sala de aula presencial para o online é um obstáculo e tanto, que exige muitas mudanças, e, com isso, muito esforço e dedicação. Entre os diversos desafios estão os grupos de Whatsapp com os alunos e com os pais, aprender a mexer nas ferramentas tecnológicas como o Google Sala de Aula e o Teams e buscar maneiras de motivar e engajar o aluno à distância. Diante disso, os professores se sentem ainda mais ansiosos, com medo, preocupados, tristes e sobrecarregados. Emoções negativas como os citados acima, por sua vez, trazem inúmeros malefícios:

  1. Atrapalham a concentração e interferem no pensamento, especialmente quando prolongadas.

  2. Dificultam a tomada de decisão e geram bloqueio criativo.

  3. Distanciam as pessoas - Isso porque as reações corporais (gestos, expressões, postura) deixam os que estão ao seu redor desconfortáveis. No caso do professor, pode criar um distanciamento do aluno - que, na atual situação, precisa mais do que nunca se sentir conectado e confortável com o professor.

  4. Afetam o nível de cortisol, podendo gerar doenças como depressão e levar ao ganho de peso.

  5. Prejudicam o desempenho do professor em sala de aula, e podem, inclusive, afetar o rendimento do aluno.

Como fazer, então, para ajudar esse professor? O espaço entre o que o professor está sentindo e o que ele gostaria de sentir (feliz, inspirado, valorizado, respeitado, efetivo e amparado) é onde devemos trabalhar. Uma proposta prática é o "Quadro da Inteligência Emocional". Essa atividade deve ser feita com toda a equipe escolar - no momento atual, pode ser através de um encontro online. O exercício consiste em fazer duas perguntas ao professores e registrar as respostas mais recorrentes, às quais irão formar o "Quadro da Inteligência Emocional". Uma sugestão bem legal para fazer isso virtualmente é através do site Mentimeter (veja como utilizá-lo ao final deste post!). Nele as pessoas digitam as respostas através de um link e elas aparecem em tempo real no site, formando uma nuvem de palavras.

  • Como você gostaria de se sentir no seu trabalho? Os professores devem responder e as 5 respostas que mais aparecerem devem ser anotadas.

  • O que devemos fazer para que todos se sintam dessa forma? A equipe deve compartilhar ideias sobre o que os ampararia. A proposta é chegar a duas ou três ações por sentimento que sejam realistas. Por exemplo, para o professor se sentir amparado através do ensino à distância, o que todos devemos fazer?

Após as perguntas terem sido anotadas, deve ser elaborado o "Quadro da Inteligência Emocional" com as respostas. Esse quadro serve quase como um lembrete para todos, e como uma motivação para um auxiliar o outro. Ele deve ser um documento vivo, que além de ser compartilhados com todos, precisa ser revisitado de tempos em tempos, para averiguar se as emoções almejadas e as ações para alcançá-las continuam as mesmas. Achamos a proposta muito interessante e válida de ser testada, principalmente em tempos como esse, em que se reinventar é uma das palavras-chave.


O que acha de implementar essa prática com sua equipe? Depois conte para a gente como foi!


*Para usar o Mentimeter, siga os seguintes passos:


1. Faça login no site https://www.mentimeter.com/signup?referral=homepage

2. Vá em "Suas Apresentações" e clique em "Nova apresentação"

3. Escolha "Nuvem de palavras"

4. Clique em "Conteúdo" e escreva sua pergunta na caixa abaixo

5. Para compartilhar, clique em "Share" no topo direito


Referência: Texto baseado no artigo: Brackett , Marc; Cipriano, Christina. Teachers Are Anxious and Overwhelmed. They Need SEL Now More Than Ever. EdSurge. 07 de abril de 2020. Disponível em: https://www.edsurge.com/news/2020-04-07-teachers-are-anxious-and-overwhelmed-they-need-sel-now-more-than-ever. Acesso em: 10 de maio de 2020.

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

  • Twitter
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon