Como ensinar crianças sobre o Corona?

Atualizado: Jun 23

Compilado de dicas e referências úteis para abordar o tema com seus alunos


Nessa série de posts da #EuEnsinoDeCasa temos tentado auxiliar os educadores nos diversos desafios enfrentados na educação em tempos de pandemia. Nosso desejo é que eles estejam sendo de grande valia para todos! Hoje viemos trazer um tema já bastante presente na internet: como ensinar crianças sobre o Coronavírus? Como explicar para elas o que está acontecendo? E, mais que isso, como trazê-las para perto e até mesmo torná-las colaboradoras na luta contra essa doença?

A ideia deste artigo é trazer materiais já disponibilizados na internet condensados em um só lugar para ajudar nessa missão e, quem sabe, despertar sua imaginação para novos métodos.

Ilustrações: a BBC recentemente disponibilizou desenhos para pintar sobre o corona e os métodos para evitar o contágio. É uma maneira interessante para crianças pequenas terem contato com o tema. Confira e faça o download aqui!


Diálogo: A UNICEF, agência da ONU para auxílio de crianças, publicou em seu site brasileiro 8 dicas importantes sobre como guiar a conversa com a criança sobre o tema, bem como traz um vídeo ilustrativo sobre como lavar as mãos corretamente. Confira aqui!

  • Para ter dicas específicas para educadores, divididas por cada etapa da educação, da Educação Infantil ao Ensino Médio, confira este outro artigo da agência!

  • Sugestão de diálogo simples: - “Você já ouviu falar do Coronavírus? O que sabe dele?” Escute o que a criança tem a dizer, complemente se necessário. - “O Coronavírus é um bichinho tão pequeno que nem conseguimos ver! Apesar de pequenininho, ele pode causar uma doença respiratória, assim como a gripe!” - “Não tem motivo para ficar com medo, basta ter o cuidado de sempre lavar as mãos, tossir e espirrar sempre no cotovelo e manter distância das outras pessoas.” A criança provavelmente terá dúvidas, esclareça sempre falando a verdade, mas de forma tranquila. Evite falar no número de mortos. - “Ainda não tem um remédio para ajudar a curar da doença do Coronavírus, por isso estamos em casa tomando bastante cuidado. Assim que acharem um novo remédio, as coisas voltarão ao que eram antes! Só precisamos ser pacientes nesse momento.”

Brincadeiras: um vídeo bem interessante circulou com um experimento utilizando água, pimenta-do-reino e sabão e é uma ótima ideia sobre como explicar sobre a necessidade de manter as mãos sempre limpas. Do mesmo modo, uma ideia é pintar a mão da criança de tinta e ensiná-la como fazer a lavagem das mãos, até que toda a tinta tenha saído. Aqui o céu é o limite! Use sua criatividade para ensinar sobre o tema, com certeza o envolvimento da criança por meio de uma atividade lúdica transformará esse aprendizado em um momento mais divertido e proveitoso.

Cartilha: a organização Mindheart disponibilizou uma cartilha simples e divertida para ensinar crianças pequenas sobre o vírus, permitindo inclusive que ela desenhe e interaja com o material. O livreto foi traduzido para mais de 10 idiomas, inclusive o português. Consulte e faça o download aqui!

Livros: para crianças maiores, o livro publicado pela ONU pode ser bem interessante para abordar o tema e despertar a imaginação. Escrito para crianças de 6 a 11 anos, é indicado para que o professor ou responsável leia para a criança, o que no caso brasileiro é útil para adaptar um pouco a tradução, já que ela traz algumas particularidades do português usado em Portugal. Consulte e faça o download aqui!


Cartão de Conteúdos: com base nos cartões de conteúdos que explicamos neste post, nosso time desenvolveu cartões para te ajudar a explicar o coronavírus para seus alunos. Os cartões foram desenvolvidos com base na Habilidade EF07CI11 da BNCC (Ciências da Natureza, Vida e Evolução - 7° Ano), mas podem ser enviados para alunos de outras idades, ou adaptados conforme necessário, usando o template disponibilizado aqui.


Baixar cartões aqui

Esperamos que essas dicas sejam úteis para professores no momento de explicar para seus alunos sobre a COVID-19 e ajude no processo de conscientização e tranquilização das crianças :) E você, já passou pela experiência de explicar para seus alunos sobre o Coronavírus? Quais métodos utilizou? Conta pra gente!

80 visualizações

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter