Como a gestão pode aproximar os responsáveis do ambiente escolar?

Dicas práticas para engajar os responsáveis no aprendizado dos alunos


O ambiente externo à escola pode influenciar muito no desempenho do aluno. Um dos principais fatores, sem dúvidas, é a falta de engajamento dos responsáveis com o ambiente escolar e com o aprendizado. Isso pode ocorrer por diversos motivos, entre eles: não perceberem a importância desse envolvimento ou não terem tido a oportunidade de contato com a educação formal. Assim, é difícil dimensionar o impacto positivo na vida do estudante. Sabendo disso, como a gestão escolar pode aproximar o responsável?


Uma das principais maneiras é criar uma relação harmoniosa entre a comunidade e a escola, através de atividades abertas em que todos se sintam pertencentes a este ambiente. A promoção de encontros aos finais de semana, por exemplo, é uma opção interessante. As iniciativas realizadas podem ser diversas, como: a elaboração de uma horta comunitária, a exposição de trabalhos de quem reside nas proximidades, ou mesmo uma exposição de talentos dos alunos. Através disso, mesmo aqueles que não tiveram contato com a educação, se sentem parte do ambiente escolar e passam a enxergá-lo como algo positivo e acolhedor.


Ademais, em relação aos responsáveis, é importante lembrar que muitas vezes as escolas os chamam apenas quando o aluno está tendo um mal desempenho ou comportamento. Isso cria a impressão de que ir ao ambiente escolar é apenas para escutarem comentários negativos, sobre eles mesmos e seus filhos, de forma que os fazem ser menos receptivos aos convites. Ao participarem de eventos de lazer, como os citados anteriormente, e perceberem o reconhecimento positivo das atitudes e desempenho dos filhos, cria a chance de engajamento no aprendizado do aluno - dentro da escola e em casa - através do incentivo ao estudo.


É importante lembrar, entretanto, que nem sempre os responsáveis não se envolvem nas atividades escolares por desinteresse, mas por falta de tempo. Sendo assim, além de realizar atividades de aproximação ao espaço físico, também é interessante fazer uma pesquisa com os responsáveis para compreender o que os mantém distantes da escola, dando a oportunidade de os gestores refletirem acerca de possíveis soluções para as questões que forem identificadas. Na que tange a dificuldade de ir presencialmente, por exemplo, uma opção é a criação de um grupo no Whatsapp para divulgação de informações e também de conquistas dos alunos.


Por fim, ressaltamos que a criação de uma cultura de engajamento dos responsáveis com o aprendizado provavelmente não ocorrerá de maneira imediata, sendo necessário resiliência por parte da gestão. Apesar disso, sem dúvidas o esforço em instituí-la trará resultados muito positivos ao desenvolvimento dos estudantes.

Referências:


QING GU & OLOF JOHANSSON. Sustaining school performance: school contexts matter. International Journal of Leadership in Education: Theory and Practice. 15 de janeiro de 2012. Acesso em: 30 de agosto de 2020.

81 visualizações

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

whats t.png
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter