Como a gestão escolar pode contribuir para garantir altas expectativas no aluno

Dicas simples para a coordenação participar do desenvolvimento dos alunos


Sabemos que um dos fatores que mais contribui para a melhoria do aprendizado e desempenho dos alunos é ter altas expectativas, ou seja, acreditar e demonstrar que o estudante é capaz de se desenvolver e ter bons resultados mesmo naqueles componentes que apresenta mais dificuldade, levando em consideração suas limitações.


Para alcançar esse fim, as ações em sala de aula são várias: mostrar aos alunos que errar faz parte do processo, trabalhar a mentalidade de crescimento, estimular o estudo não pela nota, mas pelo aprendizado… Inclusive, já trouxemos esse tema aqui no blog (confira aqui). Mas e a gestão escolar? O que ela pode fazer para contribuir?


Diversas pesquisas mostram que há muito com o que a gestão pode contribuir. Segundo elas, a principal ação que a gestão escolar pode ter é comunicar constantemente para os professores, demais integrantes da equipe escolar e para os próprios alunos sobre a sua crença de que eles podem ter melhores resultados e desempenho, de forma a transformar as altas expectativas em parte da cultura escolar. Isso porque, para que os estudantes acreditem que podem ir além, é necessário que toda a comunidade escolar reforce essa mensagem.


É necessário, nesse sentido, que a gestão escolar apresente aos docentes e demais integrantes da equipe escolar o que é ter altas expectativas nos alunos, elaborando junto com eles planos de ação para enfatizar essa cultura em sala. Ademais, deve acompanhar o trabalho dos professores, de forma a garantir que eles estejam aplicando métodos que reforcem as altas expectativas dos alunos durante as aulas.


Além de monitorar, é importante, com auxílio dos professores, mapear os alunos que apresentam mais dificuldades e elaborar junto com eles ações específicas para apoiar esses estudantes. Para tal, é importante que a direção e a coordenação conversem com os professores sobre o desempenho dos alunos e que forneça momentos de troca entre os docentes - nos quais também estejam presentes - para debaterem sobre intervenções que possam auxiliar no desenvolvimento dos alunos dentro de suas limitações.


Através dessas ações, a gestão escolar consegue não apenas transformar a alta expectativa de uma ação pontual, feita por alguns professores dentro de sala, em uma cultura escolar, como também garantir que não seja apenas um discurso, sendo implementada na prática e aprimorada constantemente.


E você, o que tem feito para garantir o melhor desenvolvimento dos alunos e professores da sua comunidade escolar?

Referências:


SUN, Jingping; LEITHWOOD, Kenneth; SCHUMACKER, randall. How School Leadership Influences Student Learning: A Test of “The Four Paths Model”. Sage Journals, 2019.


Stephen M. Nettles & Carolyn Herrington (2007) Revisiting the Importance of the Direct Effects of School Leadership on Student Achievement: The Implications for School Improvement Policy, Peabody Journal of Education, 82:4, 724-736. Acesso em: 22 de agosto de 2020. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1080/01619560701603239>.

94 visualizações

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

whats t.png
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter