BNCC: o que é e o que eu tenho a ver com isso?

Principais motivos que tornam esse documento tão importante para o seu dia a dia


A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.”. Essa é a definição proposta pelo Ministério da Educação (MEC) para a BNCC, documento que se tornou a principal referência curricular brasileira nos últimos cinco anos.


Entretanto, a popularização da BNCC não foi um processo rápido, tampouco simples. Sua primeira versão foi disponibilizada pelo MEC ainda em 2015. Em 2016, ocorreram diversos Seminários Estaduais para discussão da primeira versão da Base. Tais seminários contaram com a presença de professores e outros profissionais da educação, além de lideranças políticas envolvidas no processo. Educadores puderam, inclusive, discutir e propor alterações no documento.


Apenas dois anos mais tarde, o documento final seria publicado, englobando tópicos da educação infantil até o ensino médio. Durante esse período, debates entre os principais órgãos educacionais nacionais, como o Conselho Nacional de Educação (CNE), e audiências públicas informativas foram realizadas para discutir as diretrizes e os conteúdos que iriam estar presentes na BNCC. Após o processo de deliberação, foi dada a largada rumo à implementação do documento nas redes estaduais e municipais.


Mas, para tanto, é preciso antes de tudo entender por que ela é tão importante e qual o meu papel nisso tudo, traduzindo aquela definição do início deste artigo na minha prática diária. É com esse objetivo que hoje iniciamos uma série especial de posts sobre a BNCC. Toda quarta traremos algum aspecto relevante desse documento para que todos fiquem por dentro das novas diretrizes para educação que ele estabelece.


No artigo de hoje, vamos fazer uma breve introdução sobre o que é a Base e quais suas principais características.


Desde dezembro de 2018, a BNCC tem a função de ser a balizadora, niveladora da educação de todo ciclo básico da educação dos estudantes brasileiros. É nela que se encontram as diretrizes de aprendizagem previstas para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio para todas as regiões do país, mas que nem por isso deve ser considerada superior aos planos específicos que se tem para as redes e escolas.


Cada currículo, Projeto-Político-Pedagógico e plano de aula deve ser elaborado tendo a BNCC como diretriz, mas sem que se perca as particularidades que cada documento traz com relação à sua aplicabilidade.


A BNCC foi criada pensando em ser um auxílio para o dia a dia dos educadores, bem como para garantir que os documentos citados anteriormente sigam um padrão que certifique o bom aprendizado dos alunos em todas as partes do país. Para que os alunos sejam impactados positivamente por essa política, portanto, é fundamental o empenho de toda a comunidade escolar. A BNCC perde seu sentido quando não há o mesmo nível de esforço nas diferentes redes para “fazer acontecer”. O princípio da equidade, tão valorizado quando falamos de educação, deve ser uma constante no pensamento daqueles que trabalham em prol da implementação da Base. Independente de onde um aluno estude, se na zona rural, urbana, no norte ou sul do país, ele aprenderá o essencial como todos os demais, uma vez que a BNCC estabelece o que todos os alunos têm direito de aprender por meio das competências, habilidades e objetos de conhecimento que estipula. Falaremos mais disso em outro post!


Fica claro que, diante do que já expomos, todo o pensamento por trás da formação de professores e dos materiais usados em sala de aula, dentre os demais aspectos do sistema educacional, serão impactados. Apesar da sua obrigatoriedade, é um erro pensar que a BNCC engessa as práticas educacionais. Pelo contrário! Ao propor diretrizes, e não um currículo fechado, ela deixa um espaço proposital para que cada rede ou escola faça as adaptações necessárias conforme sua formação cultural e regional. Como o Movimento Pela Base bem explica:


A BNCC não é o currículo. Ela é referência obrigatória para a construção curricular. Os currículos das redes e os projetos pedagógicos das escolas devem conter os conhecimentos, competências e habilidades explicitados na BNCC, mas podem e devem ir além: incluem metodologias e abordagens pedagógicas, contextualizam as aprendizagens de acordo com a realidade local e tratam de especificidades educacionais e culturais locais, como educação inclusiva, quilombola e indígena.”


Mais do que a organização e priorização de conteúdos, a BNCC se preocupa com a formação integral dos estudantes, especialmente por meio das 10 competências gerais que serão exploradas na semana que vem aqui no blog. A Base olha para o desenvolvimento dos alunos como indivíduos e cidadãos, com suas emoções, desafios e prazeres. Por esse motivo e aqueles explorados anteriormente, acreditamos que esse é um documento capaz de mudar para melhor a realidade da educação no Brasil, especialmente por meio da possibilidade de potencialização de outras políticas educacionais.


Ao longo dessa série de 9 posts, vamos explorar com profundidade a BNCC, trazendo sempre conteúdos simples e práticos, conforme os valores que norteiam sempre nossas ações. Não deixe de acompanhar!

Você já conhece o nosso acervo de conteúdos? Ele foi pensado justamente para auxiliar na implementação da BNCC!


Seja no ensino remoto, híbrido ou presencial, você pode hoje mesmo usar gratuitamente nossas pílulas de conteúdo, que estão prontas para serem usadas em sua prática diária :)


Veja alguns exemplos de temas desenvolvidos:


Não fique de fora e aproveite!

Referências:


Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/


Movimento pela Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: https://movimentopelabase.org.br/


Fundação Lemann. “O que é a BNCC?”. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/noticias/o-que-e-a-bncc?gclid=CjwKCAiA_9r_BRBZEiwAHZ_v138KpFg4Sy4zWypNjbxFrzjS_7r1AWyFTTmy2IvE5XZvmH1g4wzafRoCHhQQAvD_BwE

99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

whatsapp
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter