As 7 Características de Educadores de Sucesso
Baixe esse checklist para te ajudar a desenvolver as 7 características
Sabemos que o impacto efetivo na educação só pode acontecer se impactarmos os que estão realmente no chão da escola, de segunda a sexta, como professores e gestores.
Com o objetivo de saber o que acontece no dia a dia desses educadores, o New Teacher Center (NTC), uma ONG norte-americana que trabalha com o acompanhamento de professores recém formados, frequentemente realiza pesquisas e estudos com esse público. De acordo com essa organização, professores/gestores de sucesso exibem 7 características principais, sendo elas:
Estabelecer e manter uma cultura de segurança, respeito e comunicação;
Saber fazer conteúdos acessíveis para todas as formas de aprender;
Planejar atividades com avaliações formativas para favorecer a independência do aluno;
Usar diferentes estratégias para alcançar todos os tipos de aprendizagem, desenvolver competências e obter resultados acadêmicos;
Engajar, desafiar e aprofundar conceitos através de pensamento crítico, resolução de problemas, discussões e reflexões do estudante;
Analisar o aprendizado do estudante para determinar o impacto da instrução, fornecer devolutivas formativas e planejar os próximos passos;
Colaborar com colegas e familiares para apoiar o aprendizado do aluno.
Para cada um dos tópicos citados, eles descrevem ações bastante específicas para ajudar na realização de cada atividade. Veja abaixo essa lista com as atitudes e ações desempenhadas por esses professores. Busque refletir sobre quais você já realiza e veja quais são as áreas em você ainda pode melhorar! Se você quiser baixar este documento para ter seu próprio checklist, clique aqui. Vamos lá?
1. Estabelecer e manter uma cultura de segurança, respeito e comunicação:
Garantir segurança emocional, social e física do estudante;
Construir relacionamentos com os alunos e entre os alunos;
Desenvolver e reforçar rotinas na sala de aula, tais como procedimentos, combinados, respeito e inclusão;
Ter altas expectativas para cada aluno.
2. Saber fazer conteúdos acessíveis para todas as formas de aprender:
Promover oportunidades para o desenvolvimento da linguagem acadêmica;
Promover oportunidades organizadas para desenvolvimento da linguagem falada;
Aplicar uma abordagem interdisciplinar para apoiar as habilidades de leitura em outras áreas de conteúdo;
Utilizar múltiplos meios para o estudante acessar recursos e demonstrar aprendizado;
Usar tecnologias e mídias digitais para dar suporte ao aprendizado do aluno.
3. Planejar atividades com avaliações formativas para favorecer a independência do aluno:
Planejar e aplicar atividades para o nível de conhecimento do aluno;
Desenvolver atividades que proporcione desafio para todos os estudantes, com níveis e diferenciações aplicadas efetivamente;
Utilizar o contexto dos seus alunos no planejamento das aulas;
Especificar quais atividades serão utilizadas durante a aula conforme o nível de compreensão dos alunos.
4. Usar diferentes estratégias para alcançar todos os tipos de aprendizagem, desenvolver competências e obter resultados acadêmicos:
Ter clareza nos objetivos de aprendizagem e no nível do conteúdo para cada ano escolar;
Conectar os estudantes ao conteúdo através de interesses, experiências de vida, cultura, conhecimento prévio e/ou aplicações no mundo real;
Explicar com clareza e utilizar exemplos fáceis;
Proporcionar experiências compartilhadas, guiadas e independentes para o desenvolvimento de competências;
Verificar a compreensão dos alunos durante a aula e adaptar a fala conforme o avançar da turma;
Atentar-se aos alunos com dificuldades em língua portuguesa e de aprendizado.
5. Engajar, desafiar e aprofundar conceitos através de pensamento crítico, resolução de problemas, discussões e reflexões do estudante:
Dar suporte e desafiar alunos a resolverem problemas complexos;
Possuir repertório variado de questões para desafiar e apoiar o desenvolvimento cognitivo do aluno;
Solicitar que os alunos falem seu raciocínio em voz alta;
Propor práticas com tarefas complexas;
Propor desafios ou atividades correspondentes ao nível de conhecimento dos alunos.
6. Analisar o aprendizado do estudante para determinar o impacto da instrução, fornecer devolutivas formativas e planejar os próximos passos:
Interpretar resultados de várias avaliações;
Identificar forças e defasagens na aprendizagem dos alunos;
Descobrir o que foi compreendido e o que não foi;
Utilizar os resultados de avaliações para fornecer devolutivas formativas coerentes;
Determinar os objetivos de aprendizagem;
Determinar com quem colaborar, comunicar e coordenar a ajuda para alunos, individualmente e coletivamente;
Utilizar informação das avaliações dos alunos para refletir sobre o ato de ensinar e a instituição.
7. Colaborar com colegas e familiares para apoiar o aprendizado do aluno:
Trabalhar colaborativamente para refletir sobre a ação docente, aprendizagem do aluno e resultados dos alunos em avaliações para melhorar o desempenho do aluno;
Procurar professores para compartilhar ações, conversar sobre desafios e se apoiar mutuamente com críticas construtivas;
Desenvolver relacionamentos com os alunos e responsáveis para dar melhor suporte ao aluno;
Manter aberto o canal de comunicação com os responsáveis para troca de informações sobre o progresso do aluno e para engajá-los como parceiros;
Comunicar, colaborar e coordenar as oportunidades presentes na escola para fornecer todo o suporte possível ao aluno.
UFA! Viu só a quantidade de ações práticas que podemos ter para melhorar a qualidade de ensino dos nossos alunos? Agora a pergunta é: quais você já realiza nas suas aulas? Conta aqui embaixo para continuarmos essa conversa!
Referências: New Teacher Center. Educator Effectiveness: Enhancing Instructional Practices and Helping Students succeed. 2017.