Apesar do planejamento, a espontaneidade

Transição leve, natural, menos difícil do que pode parecer num primeiro momento


Ao sair do ovo, o primeiro ambiente em que o curió vive é o ninho.

  • Não tão quente quanto o ovo, mas confortável.

  • Não tão apertado. Na verdade, mais amplo, mais liberdade.

  • Não tão seguro, mas com a mãe por perto, uma boa sensação é constante.

Com os seres humanos a mesma coisa pode acontecer. Nos planejamos para a mudança, mas ainda assim encontramos com o desconhecido.


Ao longo da nossa trajetória na educação, vivemos isso algumas vezes. O estudante dedicado que se prepara para o início de um novo ano letivo organiza seus materiais, cria expectativas e vai ao primeiro dia de aula com um roteiro criado na cabeça. O que ele encontra na escola não é exatamente o que planejou. Muitas vezes, na verdade, ele encontra dificuldades inesperadas.


Na mudança do Fundamental I para o II, por exemplo, a nova quantidade de professores pode ser confusa, mas, ao longo do tempo, ele aprende a ver valor em toda a complexidade da sua nova fase de desenvolvimento e aprendizagem.


O que é importante mantermos em mente é que é inevitável esbarrar com o inesperado quando saímos do nosso lugar de conforto. Apesar disso, é nesse novo lugar que encontramos o que precisamos para achar novamente nosso rumo, nosso próximo nível de desenvolvimento, o que não necessariamente será doloroso ou estressante. As mudanças fazem parte da vida, e é preciso aceitá-las com leveza.


Na Eu Ensino temos uma novidade para vocês a partir do dia 23 de maio de 2022


Decidimos abraçar o desconhecido, nos inspirar nesse passarinho brasileiro tão curioso para iniciar novos voos. Vamos viver uma nova fase com novos desafios, mas com a mesma essência. Com tantos momentos ainda desconhecidos, mas com a tranquilidade e o companheirismo que construímos desde longas datas.


Queremos contar com você, educador, nessa nova Eu Ensino.


Vamos juntos viver o que temos de melhor para ser!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo