Ambiente escolar positivo e sucesso do professor

Pontos chave para um bom desempenho e bem estar do professor


Resiliência é capacidade de lidar, superar e ainda se fortificar com experiências adversas. Diversas pesquisas têm mostrado que essa habilidade é uma das principais para a permanência e o sucesso do professor na carreira.


Isso porque a docência é uma prática extremamente dinâmica e momentânea. Em sala de aula, você pode lidar com situações completamente distintas, estressantes e desafiadoras em poucos minutos. Além disso, existem todas as outras demandas (lançamento de notas, correção de atividades, domínio do conteúdo) - que juntas fazem a carreira de professor uma das que mais exige física e mentalmente do profissional.


A resiliência, portanto, é extremamente necessária nesse contexto. Ela é considerada uma competência socioemocional, e, assim como as demais, pode ser desenvolvida. A pergunta que não quer calar é: como?


Parte dessa resposta está nas subdivisões dessa habilidade citadas abaixo. Uma vez que você tem ou atinge uma delas, já está um passo mais perto de ser resiliente.


  • capacidade de lidar com stress

  • adaptabilidade

  • capacidade de reflexão sobre as situações e sobre si mesmo

  • facilidade de solucionar problemas

  • persistência

  • busca por críticas construtivas e suporte

  • proatividade

  • otimismo

  • regulação emocional


Parte da resposta está em medidas individuais: muitos sugerem a prática de atividades de relaxamento e foco como o mindfulness, terapia, e compreensão das suas emoções e de como lidar com elas.


Entretanto, pesquisas mostram que por mais que os pontos acima sejam individuais, para que essa habilidade seja alcançada, o professor também depende dos outros, principalmente dentro da escola.


O papel dos superiores (diretoria e coordenação) nesse processo é muito importante: os professores que se sentem acolhidos pela gestão escolar, tendem a lidar melhor com os desafios da sala de aula, pois sabem que tem suporte para se desenvolverem.


É importante, portanto, que a gestão tenha altas expectativas no professor, e estimule-o a dar seu melhor, mas que demonstre preocupação com o seu bem estar e que forneça críticas e sugestões que sejam construtivas ao professor. Esse ponto é principalmente relevante no primeiro ano do professor, no qual ele sofre ainda mais com os desafios da sala de aula - posto que tudo é novidade. Você pode ler os relatos do primeiro dia, primeiro mês, primeiro semestre e primeiro ano de uma professora aqui no blog!


Além disso, relações de trabalho positivas com seus pares são de extrema importância. Quando o professor sente que possui uma rede de apoio, ele tende a ser mais persistente e consegue enxergar na vivência dos outros situações pelas quais está passando e inclusive trocar com eles. O que auxilia na reflexão sobre a si mesmo e sobre a situação, ajuda na estruturação de soluções e na adaptabilidade do professor frente ao problema.


Dessa forma, o ambiente escolar positivo é extremamente importante para o bem estar do professor e para o desenvolvimento de habilidades que são essenciais para sua permanência e desempenho.


Que tal rever algumas ações na sua escola? Implementar momentos de trocas de experiências e vivências entre os professores e reforçar, durante as reuniões e conversas com os docentes, o apoio e a crença da gestão neles? Isso pode resultar em grandes diferenças neles, tanto sobre seu desempenho e quanto bem estar!

Referências:


BELTMAN, Suzan; MANSFIELD, Caroline; PRICE, Anne. Thriving not just surviving: A review of research on teacher resilience. Elselvier. Educational Research Review, 6 (3). pp. 185-207. 2011. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/11236477.pdf>. Acesso em: 24 de maio de 2020.


TAIT, Melanie. Resilience as a Contributor to Novice Teacher Success, Commitment, and Retention. Teacher Education Quarterly. 2008. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ838701.pdf>. Acesso em: 24 de maio de 2020.

81 visualizações1 comentário

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

whats t.png
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter