
Ambiente escolar positivo e sucesso do professor
Pontos chave para um bom desempenho e bem estar do professor
Resiliência é capacidade de lidar, superar e ainda se fortificar com experiências adversas. Diversas pesquisas têm mostrado que essa habilidade é uma das principais para a permanência e o sucesso do professor na carreira.
Isso porque a docência é uma prática extremamente dinâmica e momentânea. Em sala de aula, você pode lidar com situações completamente distintas, estressantes e desafiadoras em poucos minutos. Além disso, existem todas as outras demandas (lançamento de notas, correção de atividades, domínio do conteúdo) - que juntas fazem a carreira de professor uma das que mais exige física e mentalmente do profissional.
A resiliência, portanto, é extremamente necessária nesse contexto. Ela é considerada uma competência socioemocional, e, assim como as demais, pode ser desenvolvida. A pergunta que não quer calar é: como?
Parte dessa resposta está nas subdivisões dessa habilidade citadas abaixo. Uma vez que você tem ou atinge uma delas, já está um passo mais perto de ser resiliente.
capacidade de lidar com stress
adaptabilidade
capacidade de reflexão sobre as situações e sobre si mesmo
facilidade de solucionar problemas
persistência
busca por críticas construtivas e suporte
proatividade
otimismo
regulação emocional
Parte da resposta está em medidas individuais: muitos sugerem a prática de atividades de relaxamento e foco como o mindfulness, terapia, e compreensão das suas emoções e de como lidar com elas.
Entretanto, pesquisas mostram que por mais que os pontos acima sejam individuais, para que essa habilidade seja alcançada, o professor também depende dos outros, principalmente dentro da escola.
O papel dos superiores (diretoria e coordenação) nesse processo é muito importante: os professores que se sentem acolhidos pela gestão escolar, tendem a lidar melhor com os desafios da sala de aula, pois sabem que tem suporte para se desenvolverem.
É importante, portanto, que a gestão tenha altas expectativas no professor, e estimule-o a dar seu melhor, mas que demonstre preocupação com o seu bem estar e que forneça críticas e sugestões que sejam construtivas ao professor. Esse ponto é principalmente relevante no primeiro ano do professor, no qual ele sofre ainda mais com os desafios da sala de aula - posto que tudo é novidade. Você pode ler os relatos do primeiro dia, primeiro mês, primeiro semestre e primeiro ano de uma professora aqui no blog!
Além disso, relações de trabalho positivas com seus pares são de extrema importância. Quando o professor sente que possui uma rede de apoio, ele tende a ser mais persistente e consegue enxergar na vivência dos outros situações pelas quais está passando e inclusive trocar com eles. O que auxilia na reflexão sobre a si mesmo e sobre a situação, ajuda na estruturação de soluções e na adaptabilidade do professor frente ao problema.
Dessa forma, o ambiente escolar positivo é extremamente importante para o bem estar do professor e para o desenvolvimento de habilidades que são essenciais para sua permanência e desempenho.
Que tal rever algumas ações na sua escola? Implementar momentos de trocas de experiências e vivências entre os professores e reforçar, durante as reuniões e conversas com os docentes, o apoio e a crença da gestão neles? Isso pode resultar em grandes diferenças neles, tanto sobre seu desempenho e quanto bem estar!
Referências:
BELTMAN, Suzan; MANSFIELD, Caroline; PRICE, Anne. Thriving not just surviving: A review of research on teacher resilience. Elselvier. Educational Research Review, 6 (3). pp. 185-207. 2011. Disponível em: <https://core.ac.uk/download/pdf/11236477.pdf>. Acesso em: 24 de maio de 2020.
TAIT, Melanie. Resilience as a Contributor to Novice Teacher Success, Commitment, and Retention. Teacher Education Quarterly. 2008. Disponível em: <https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ838701.pdf>. Acesso em: 24 de maio de 2020.