A chave para uma boa gestão da sala de aula

Um processo simples que pode ajudar na criação de relacionamentos significativos


Uma sala de aula cheia de alunos agitados que não conseguem se concentrar na aula: você já viu essa cena em algum lugar? Pensar em maneiras de lidar com a indisciplina e com alunos com diferentes necessidades e experiências pode ser, mais do que nunca, indispensável na volta às aulas.


Nesse sentido, muitos professores experientes sabem que construir relacionamentos significativos com seus alunos é uma das maneiras mais eficazes de evitar situações como a que descrevemos acima.


Um estudo realizou um experimento para comprovar essa hipótese. Em salas de aula onde os professores usaram uma série de técnicas centradas em estabelecer, manter e restaurar relacionamentos, o envolvimento acadêmico aumentou 33% e o comportamento inadequado diminuiu 75% - tornando o tempo que os alunos passam na sala de aula mais valioso e produtivo.


Um bom relacionamento entre professor e aluno há muito é considerado um aspecto fundamental de uma experiência escolar positiva”, explica Clayton Cook, o principal autor do estudo e professor da Universidade de Minnesota. Quando esses relacionamentos são prejudicados, o bem-estar do aluno pode ser afetado, levando a problemas acadêmicos e comportamentais.


No estudo, os professores usaram uma abordagem chamada Estabelecer-Manter-Restaurar para construir interações positivas com 220 alunos no quarto e quinto anos e aumentar seu senso de pertencimento. A construção de relacionamento foi dividida em três fases: a primeira reunião, manutenção ao longo do ano letivo e pontos em que um relacionamento pode sofrer danos, com estratégias úteis para cada fase.


Começando com um esforço positivo

No início do ano letivo, os professores do estudo arrumavam tempo para estabelecer conexões. “O objetivo é garantir que todos os alunos tenham um sentimento de pertencimento caracterizado pela confiança, conexão e compreensão”, explicam Clayton e seus colegas. Para alunos com problemas de aprendizagem ou de comportamento, cultivar relacionamentos positivos forneceu “efeitos protetores” que os ajudaram a manter o foco na aprendizagem.


Para fazer isso, professores podem:

  1. Fazer “banco de horas”: agende reuniões individuais com os alunos para conhecê-los melhor. O objetivo é “acumular pontos” para criar relacionamentos e ajudar a aliviar conflitos no futuro se você tiver que dar um feedback construtivo ou abordar um comportamento inadequado.

  2. Incentivar atividades lideradas por alunos: os estudantes se sentem mais engajados em seu aprendizado se tiverem a oportunidade de compartilhar seus interesses. Os professores podem se afastar, apoiar e ouvir.

  3. Dar as boas-vindas aos alunos à sala de aula: atividades como saudações positivas à porta e perguntas para quebrar o gelo ajudam a criar uma cultura calorosa na sala de aula. Falamos mais sobre isso aqui!

  4. Use técnicas de comunicação positiva: perguntas abertas, escuta reflexiva, frases de validação, expressões de entusiasmo ou interesse e elogios ajudam os alunos - especialmente os tímidos ou introvertidos - a se engajarem nas discussões em sala de aula.


Nutrindo relacionamentos

Sem manutenção ativa, os relacionamentos se deterioram com o tempo. Os professores podem se concentrar muito nos estudos e não o suficiente em apoiar o bem-estar emocional dos alunos sem mesmo se darem conta disso!


Você pode manter relacionamentos continuando a implementar as estratégias anteriores e, além disso:

  1. Observar as interações positivas e negativas com os alunos: tenha como objetivo uma proporção de cinco interações positivas para uma negativa. Falamos mais sobre isso nesse outro post!

  2. Verificar regularmente como estão os alunos: pergunte como eles se sentem e de que suporte podem precisar.

  3. Reconhecer o bom comportamento: quando se foca a atenção na conduta positiva, o comportamento inadequado é interrompido antes de se tornar um problema.


Lidando com desafios antes que se tornem maiores

Eventualmente, interações negativas como mal-entendidos, conflitos ou críticas podem enfraquecer a relação professor-aluno. Se essas interações negativas não forem abordadas, os alunos podem se sentir desinteressados ​​e menos dispostos a participar das atividades. Eles também podem ter maior probabilidade de se comportarem mal, criando mais danos. Portanto, é importante que os professores "se reconectem intencionalmente" com os alunos para restaurar a relação a um estado positivo.


Quando os relacionamentos precisam de reparos, os professores podem:

  1. Deixar passar e começar de novo: é importante evitar rotular alunos por seus erros em vez de dar a eles a chance de começar cada dia do zero.

  2. Assumir a responsabilidade por suas ações: professores podem evitar culpar os alunos quando as coisas dão errado e pensar: “O que eu poderia ter feito para evitar o problema?”. Não se deve ter medo de se desculpar quando necessário! Aliás, fazer isso ajuda a conquistar a confiança dos alunos.

  3. Mostrar empatia: cada história tem dois lados, e um professor pode reconhecer que os alunos podem ter uma perspectiva diferente sobre o que aconteceu.

  4. Focar nas soluções, não nos problemas: é possível trabalhar com os alunos para encontrar uma solução que todos considerem justa.

  5. Separar a ação do executor: é importante criticar o comportamento, não a pessoa. Se professores rotulam as crianças como "alunos problemáticos", existe o perigo de eles internalizarem esse rótulo, tornando mais provável que repitam o comportamento no futuro.


A gestão eficaz da sala de aula começa com a construção de relacionamentos. Quando os alunos sentem um maior senso de pertencimento, eles são mais propensos a se envolver academicamente e demonstrar um comportamento positivo.


O que você pensa sobre isso? Quais estratégias “faltaram” na nossa lista? Vamos juntos nos preparar para 2022!

 

Referências:


Edutopia por Youki Terada. “The Key to Effective Classroom Management”. Fevereiro de 20219. Disponível em: https://www.edutopia.org/article/key-effective-classroom-management?utm_content=linkpos-archive&utm_source=edu-newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=weekly-2021-10-06-A

139 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo