7 passos que o gestor deve tomar para garantir melhorias na escola

Dicas para caminhar rumo a soluções mais efetivas


Diversas pesquisas têm mostrado que sem uma gestão efetiva, dificilmente os alunos e a escola apresentarão bons desempenhos. Isso porque as ações para alcançar esses resultados não tem como partir de um grupo de alunos e/ou professores, é necessário que todos os atores do ambiente escolar estejam juntos em prol do mesmo objetivo.


Para que isso ocorra é essencial ter uma visão clara e compartilhada com os corpo discente e docente. Entretanto esse é apenas o primeiro passo para alcançar os resultados desejados. Após o objetivo ser estabelecido, existem 6 outros passos que devem ser seguidos: Comunicar, Planejar, Implementar, Dar suporte, Monitorar e Advogar.


Vamos supor que a visão da sua escola é que nos próximos 5 anos ela se torne uma referência em desempenho no vestibular. A primeira coisa que você deve fazer é comunicar essa visão e garantir que ela seja compartilhada por todos - alunos, professores, equipe da secretaria, todos devem concordar com essa meta, pois alcançá-la será um trabalho coletivo.


Mas só saber qual a sua visão não é suficiente. Como você irá concretizá-la? Esse é o passo 3: Planejar. Qual a maior dificuldade para alcançar o objetivo estabelecido? (alunos estão tendo notas ruins no vestibular, a escola não está focando no preparo para os testes, alunos não se importam com os exames...) Para esse momento, é importante identificar qual(is) são os problemas que devem ser mitigados, para depois pensar em possíveis soluções.


Depois disso, é necessário começar a implementação, sempre pensando em pequenas ações que juntas te levarão ao seu objetivo principal. Ex: se foi identificado que os alunos não se importam com o vestibular, não adianta os professores começarem a focar cada vez mais em questões de exame, pois não haverá resultado. O primeiro de tudo é mostrar aos alunos a importância de estudarem, se dedicarem e se aplicarem para as universidades. Aí sim, depois, os professores devem começar a dar um enfoque maior no assunto.


Durante o processo de implementação, é necessário que a gestão escolar dê suporte ao aluno e ao professor para alcançarem as metas e o objetivo final. Considerando nosso exemplo, a gestão pode, junto com os professores, por exemplo, criar grupos de estudos focados nos vestibulares específicos, pensar em uma premiação para os alunos que se mostrarem mais envolvidos e acompanhar de perto a prática do professor para apoiá-lo nesse enfoque.


Ao longo de todo o processo, é importante que a gestão monitore os resultados. Os estudantes estão mais interessados em prestar o vestibular e se dedicando mais? As notas dos exames no ano em que as ações passaram a ser implementadas comparadas ao ano anterior estão melhores? Caso não haja resultados positivos, é necessário analisar novamente o plano de ação. Será que as estratégias identificadas são as melhores para contornar os desafios?


Por fim, enquanto mudanças internas são feitas, às vezes é necessário também buscar mudanças mais estruturais. Advogar, embora seja um termo muito relacionado ao direito, é utilizado para se referir a ações que buscam melhorar o direcionamento de recursos públicos, através da exposição de problemas e necessidades da sociedade e do exercício de pressão às autoridades. No caso que estamos simulando, seria, por exemplo, analisar se a distribuição de verbas que chega à escola contribui para a melhoria do desempenho do aluno e alcance da visão escolar. Em caso contrário, abre-se espaço para batalhar para que mudanças sejam feitas nesse aspecto.


Esses 7 passos não são simples, e mudanças não ocorrem do dia para a noite. Para que elas ocorram, é necessário muito esforço, dedicação e comprometimento. Entretanto, o resultado é, sem dúvidas, extremamente recompensador.

Referências:

GOLD, Anne. Principled Principals?: Values-Driven Leadership: Evidence from Ten Case Studies of 'Outstanding' School Leaders. Educational Management, Administration & Leadership. 1 de abril de 2003. Disponível em: <http://ema.sagepub.com/content/31/2/127>.


The Wallace Foundation. (2012, January). The school principal as leader: Guiding schools to better teaching and learning. New York: Author. Disponível em: https://www.wallacefoundation.org/knowledge-center/Documents/The-School-Principal-as-Leader-Guiding-Schools-to-Better-Teaching-and-Learning-2nd-Ed.pdfader-Guiding-Schools-to-Better-Teaching-and-Learning

1 visualização

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

whats t.png
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter