• Eu Ensino

5 Maneiras para motivar seus alunos

Motivação é a energia que dá ao comportamento direção e foco. Um estudante motivado pode obter melhores resultados na escola, pois existe uma relação entre motivação e aprendizado. Motivação dá um impulso interno fazendo com que o comportamento seja focado em um objetivo ou tarefa e faz com que uma pessoa seja persistente para atingir essa meta ou concluir a tarefa com êxito. E como fazer para promover motivação na sala de aula? Trazemos aqui 5 maneiras para você aplicar em suas turmas: 1. Devolutivas e Elogios Dar devolutivas durante as aulas pode ajudar a manter os alunos focados, minimizar mal entendidos e sinalizar áreas que precisam de uma explicação mais profunda. A devolutiva pode ser dada de maneira verbal ou escrita ao corrigir tarefas e provas. Sem isso, os alunos têm poucos insumos para acompanhar seu progresso.

“Professores que regularmente proporcionam devolutivas quanto à precisão das respostas têm alunos com melhor desempenho. A devolutiva mais efetiva é aquela que provê informações construtivas, elogios e encorajamento apropriado e é também imediato e específico.” (Wiseman & Hunt, 2008, p. 147)

2. A relação entre o ensino e o aprendizado Uma das maneiras mais básicas e diretas de atrair e manter estudantes interessados é a expressividade do professor - o uso de variações vocais, expressões faciais, movimentos e gestos (Reis, 2005). Uma vez que se tem a atenção dos estudantes, deve-se considerar o quão rapidamente eles podem processar as informações. A memória de curto prazo requer tempo para processar as informações recebidas; alunos não são esponjas e não conseguem absorver rapidamente novas informações. É importante fazer pequenas pausas durante uma explanação para que eles possam revisar suas anotações e fazer perguntas.

“O professor na sala de aula é um líder, pois procura influenciar os seus alunos para que estes se interessem pelas aulas, estejam atentos, participem, apresentem comportamentos adequados e obtenham bons resultados escolares.” (Jesus, 2008)

3. Ansiedade A ansiedade tem componentes afetivos e cognitivos. O lado cognitivo se mostra quando alguém tem pensamentos negativos como, por exemplo, pensar o quão ruim seria falhar ou se preocupar demais com o que vai acontecer. O lado afetivo é quando alguém experimenta reações fisiológicas e emocionais como suar na palma das mãos, dor no estômago, coração acelerado ou medo. A ansiedade também pode interferir no aprendizado e no desempenho em provas e avaliações em diferentes níveis.

“Ansiedade pode ser uma razão para que o estudante perca o foco, se torne irritado ou tenha um desempenho baixo, fazendo com que esse desempenho fraco resulte em mais ansiedade.” (Wiseman & Hunt, 2008, p. 78)

Situações de desequilíbrio ou desconfortos médios podem motivar os alunos a fazer um esforço a mais para retornar ao equilíbrio. Alguns estudantes não são capazes de identificar qual é o nível de desequilíbrio que precisam, mas a ansiedade em uma pequena escala pode ajudar a melhorar o desempenho ao motivá-los a agir positivamente. Portanto, é muito importante que professores entendam seus alunos, seus vários tipos de aprendizado e necessidades e características pessoais. Um momento de ansiedade para um estudante pode não ser o mesmo para outro. 4. Metas de aprendizagem Metas de aprendizagem são muito importantes porque o tipo de meta que professores propõem influencia o nível de motivação que os alunos terão para alcançá-las. Metas devem ter dificuldade moderada, ser específicas e possíveis de serem alcançadas em um futuro próximo para manter motivação e persistência.

"Metas específicas fornecem um padrão claro para julgar desempenho e dificuldades moderadas fornecem um desafio que não é irracional. Quando as metas são muito complexas, vagas e/ou confusas, muito desafiadoras, ou parecem não ser importantes, os estudantes possuem mais chance de não persegui-las.

Da mesma forma, quando as metas são muito simplistas, eles também não as percebem como importantes ou interessantes. Embora sejam alcançáveis, a conquista terá pouco significado." (Wiseman & Hunt, 2008, p. 73)

5. Aprendizado ativo Estudantes aprendem fazendo. Professores deveriam criar um ambiente educacional dinâmico que ofereça aos estudantes a oportunidade de praticar cada conceito que eles estiverem aprendendo. Professores eficientes utilizam estratégias educacionais que engajam os alunos repetidamente ao longo de uma aula inteira. Esse engajamento deve começar desde o início da aula e seguir por todo desenvolvimento até a conclusão. Você pode se fazer algumas perguntas importantes, como: “Na sua última aula, quanto tempo seus alunos estavam engajados em atividades de aprendizado que não fossem anotações? Em quantas ocasiões durante sua última aula seus estudantes tiveram a oportunidade de estar ativamente engajados no processo de aprendizagem? Quantos dos seus estudantes estavam dormindo ou não fazendo a tarefa em qualquer ponto de determinada lição?” O questionamento é um dos elementos mais importantes do ensino eficaz e deve estar presente em grande parte da aula. Professores eficazes utilizam mais perguntas de nível superior ao de professores menos eficazes. Um tópico que requer recordação factual, como multiplicação em matemática, exigiria perguntas de nível inferior àquele que busca conteúdo de nível superior, como pedir aos alunos que planejem um experimento científico.


"É importante fazer perguntas de nível superior sempre que possível para ajudar a desenvolver as habilidades de raciocínio dos alunos." (Muijs e Reynolds, 2011, p. 55)

Agora é com você! Que tal escolher pelo menos 3 dessas técnicas e aplicar já nas suas próximas aulas? Depois conta para a gente como foi!

Referências:


SIEBERER-NAGLER, K. Effective Classroom-Management & Positive Teaching.Canadian Center of Science and Education, 2015.


JESUS, Saul Neves. Estratégias para motivar os alunos. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil, 2008

4 visualizações

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

  • Twitter
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon