5 dicas para atividades para casa no ensino remoto

Como tornar o dever de casa menos um "fardo" e mais um incentivo


Enquanto os alunos e suas famílias estão lidando com tanta coisa nesses tempos de ensino remoto e distanciamento social, é importante que os professores tomem o cuidado de atribuir apenas tarefas de casa que sejam verdadeiramente significativas.


Como a lição de casa pode ser reinventada durante o aprendizado remoto ou híbrido? Os alunos já estão gastando muito tempo na tela - por que atribuir ainda mais tempo nela? Qual é o objetivo das atividades?


Diante desses questionamentos, muitos professores têm relatado dúvidas de quanto e o que dar, além de estarem preocupados em encontrar tempo para fazer correções e dar notas. Como muitos também são pais ou responsáveis, sabemos como pode ser estressante equilibrar seu próprio trabalho e, ao mesmo tempo, ajudar os filhos com o dever de casa.


Desde que o ensino remoto começou em março, algumas escolas proibiram ou modificaram as políticas de dever de casa, mas se você for um professor que pode atribuir tarefas, um coordenador que define a política da sua escola ou um gestor que define a política no seu município, as sugestões a seguir podem ajudar a passar atividades para casa mais apropriadas e significativas.


1. Leitura fora da tela:

Livros, livros, livros. Envolver seus alunos na leitura de livros que escolheram ou foram designados, de modo que tenham um tempo silencioso de leitura, é uma tarefa bem-vinda na maioria dos lares. Os alunos podem ser responsabilizados por sua leitura por meio de discussões síncronas (em reuniões ao vivo) ou assíncronas (em grupos de Whatsapp, por exemplo), ou simplesmente pelo bom e velho trabalho escrito, onde podem resumir o que leram e aprenderam.


2. Menos é mais:

Infelizmente, os professores de matemática têm a reputação de atribuir algo como "problemas de 1 a 45". Os alunos precisam repetir a mesma habilidade indefinidamente? Considere quanto tempo você tem com seus alunos no dia seguinte para realmente revisar vários problemas. Mesmo que você consiga ter uma interação síncrona com eles, provavelmente não vai conseguir passar por todos os problemas passados e discutir erros e acertos de cada um deles! Em vez disso, você pode escolher quatro ou cinco problemas complexos de várias etapas que proporcionam prática e aplicação das habilidades. Ou, ainda, oferecer a escolha ao aluno: “Escolha cinco desses 10 problemas”.


Em uma aula de humanidades ou ciências, que tal propor que os alunos respondam a uma pergunta por extenso que compare dois conteúdos vistos ao invés de revisar todo o capítulo do livro didático?


3. Trabalho de casa personalizado:

Muitos alunos (e adultos) adoram falar sobre si mesmos. Se os alunos puderem tornar a tarefa pessoal para eles, eles podem se sentir mais motivados para concluí-la. Um exemplo pode ser se comparar com o protagonista da leitura atribuída em um diagrama de Venn (aquele em que as bolas se interceptam).



Em uma aula de idiomas, eles podem descrever um super-herói fictício usando um vocabulário descritivo na língua que estão estudando. Se você quiser estar ainda mais antenado aos interesses atuais dos alunos, você pode pedir para que façam uma dança ou música no estilo TikTok descrevendo um conceito científico, por exemplo.


4. Envolvimento da família:

Use esta opção com cuidado, especialmente agora, quando muitos pais e responsáveis ​​estão sobrecarregados. Antes de fazer as atribuições das atividades, procure avaliar a situação familiar dos alunos para evitar deixar algum deles em desvantagem, caso a família não esteja disponível para participar. Dê às famílias um alerta e bastante tempo para fazer o que foi pedido.


Se você achar apropriado, peça aos alunos que gravem um vídeo deles ensinando um novo conceito a um membro da família. Para praticar operações com frações, os alunos podem trazer uma receita familiar favorita com as medidas ajustadas para menos porções ou porções múltiplas. Envie um quebra-cabeça matemático para os alunos discutirem com a família e peça que escrevam as várias respostas que ouvirem.


O que quer que você atribua, priorize atividades leves, com riscos baixos, e pouco frequentes.


5. Lição de casa invertida:

Os alunos se cansam de assistir a vídeos instrutivos, mas alguns vídeos curtos e bem planejados podem ser úteis para a noite anterior à aula, para iniciar uma discussão no dia seguinte. Envie um breve Google Formulários após o vídeo para pedir ao aluno que reflita e/ou faça perguntas iniciais sobre o que assistiu. Use o aprendizado invertido com moderação para mantê-lo novo e único. Para saber mais sobre o Google Formulários, confira esse post.


E quanto à avaliação e atribuição de notas? Com documentos compartilhados, os alunos mais velhos podem facilmente compartilhar seus trabalhos com seus colegas para revisão. Reserve algum tempo para educar os alunos sobre como comentar construtivamente sobre o trabalho uns dos outros. Se a tarefa de um aluno estiver faltando, sua dupla o avisará, o que tira um pouco do fardo do professor. Este método não deve ser usado para avaliações somativas e deve ser monitorado pelo professor. A revisão por pares também pode servir como uma estratégia de diferenciação, agrupando os alunos por prontidão e habilidade, quando aplicável.


Se as políticas de dever de casa da sua escola permitirem, use e abuse da criatividade nas suas tarefas! Ao criar suas atribuições, considere o seguinte:


  • O que um aluno aprenderá ou ganhará com este trabalho?

  • Vale a pena o tempo usado para realizá-la?

  • Está criando mais estresse em casa?


Se reimaginarmos o dever de casa, os alunos podem até ficar felizes em vez de descontentes quando ele é atribuído. Tudo bem, talvez isso seja ilusão, mas eles definitivamente vão poder tirar mais proveito das atividades passadas!


E você, como tem lidado com a questão das avaliações durante o ensino remoto? Conta pra gente nos comentários!

Referências:


FROMMERT, Crystal. ”5 Keys to Successful Homework Assignments During Remote Learning”. Edutopia. Outubro de 2020. Disponível em https://www.edutopia.org/article/5-keys-successful-homework-assignments-during-remote-learning

152 visualizações

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

whats t.png
  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter