3 Técnicas para engajar seus alunos

Atualizado: Mai 27

Técnicas para guiar os alunos a processar o conteúdo aprendido

“Quem pode me dizer?” Essa é provavelmente uma das perguntas mais comuns que os educadores fazem ao tentar envolver uma sala cheia de alunos. Embora possa vir de formas diferentes - “Alguém sabe a resposta?” - os resultados são os mesmos: nas maior parte das vezes, apenas alguns alunos levantam a mão e suas respostas servem como parâmetro para medir o progresso de todos. Claramente, essas respostas podem ser enganosas, levando os professores a acreditar que todos os alunos estão aprendendo quando na verdade não estão. Mas, existem maneiras muito mais eficazes de verificar a compreensão, maneiras que permitem a todos os alunos realmente processar e responder às solicitações dos professores. Apresentamos aqui três técnicas simples que podem ajudar os professores a estruturar suas aulas para que todos os alunos sejam levados a demonstrar ativamente seu aprendizado. Quadro Coletivo O Quadro Coletivo oferece ao professor uma espiada na mente dos alunos quando eles respondem por escrito a um tema específico. A eficácia dessa técnica depende da criação de um tema profundo e significativo, que captura as grandes ideias por trás do conteúdo que está sendo apresentado e instiga o raciocínio crítico e criativo. Por exemplo, em vez de pedir a definição de capitalismo, uma pergunta para a qual todos os alunos devem dar respostas semelhantes, um professor pode perguntar: "quais são alguns dos desafios de uma sociedade capitalista?" Instruções:

  • Prepare um tema geral que capte um elemento importante da lição.

  • Durante a aula, peça aos seus alunos que anotem as respostas em em seus cadernos ou em uma folha de papel separada.

  • Dê a instrução de que as respostas só podem ter 15 palavras ou menos, para garantir que a atividade não demore muito e dê 3 minutos para que completem a tarefa.

  • Passados os 3 minutos, peça para que cada aluno pegue um pedaço de giz e escreva sua resposta curta na lousa. Todos devem escrever simultaneamente (ou quase!).

Diferentemente de uma pergunta oral, o Quadro Coletivo orienta todos os alunos a processar e compartilhar suas respostas a uma pergunta importante ao mesmo tempo - não dá nem tempo de esperar pelo aluno que sempre levanta a mão. De acordo com nossa experiência, mesmo os alunos que não estão envolvidos pensam ativamente no conteúdo e fazem conexões conforme exigido pelo tema geral. Hora Marcada Se você, como professor, realmente vem buscando envolver seus alunos, é preciso criar muitas oportunidades para que eles conversem. A técnica da Hora Marcada permite que você organize rapidamente os alunos para discutir uma pergunta em duplas, simplesmente chamando uma hora específica do dia. Essa estratégia também exige que os alunos saiam de seus lugares, sendo uma forma maravilhosa para vincular o movimento à aprendizagem. Instruções:

  • Entregue uma cópia da folha de atividades da Hora Marcada a cada aluno.

  • Peça aos alunos que criem "compromissos" para cada intervalo de tempo em sua folha. Se um aluno marcar uma hora com um colega às 8 da manhã, os dois deverão escrever os nomes um do outro no espaço para as 8 da manhã.

  • Os alunos continuam agendando compromissos com colegas diferentes, sem que apareçam mais de uma vez, até que todos os horários sejam preenchidos. Não tem problema se cada aluno não tiver um compromisso com todos os colegas, basta ter todos os horários preenchidos com colegas diferentes.


Quando você quiser criar esse momento de troca entre os alunos, chame um horário aleatório - que não precisa coincidir com o horário real - e peça aos alunos que discutam a solicitação com seu colega de consulta. Por exemplo, o professor pode dizer: "Encontre seu compromisso das 15h e discuta suas respostas à pergunta feita”. Normalmente, imprimimos as agendas de compromissos em papel colorido, para que sejam fáceis de encontrar, mas você pode usar papel branco comum. Também mantemos cópias das agendas dos alunos em pastas, com guias que separam as sessões da turma. Os alunos que perdem a agenda podem verificar rapidamente a pasta para encontrar os nomes de seus compromissos. As agendas concluídas podem ser usadas repetidamente. ECO: Estudar, Colorir, Ordenar A técnica ECO orienta os alunos a processar seus pensamentos, revisando e analisando o conteúdo que foi ensinado. Essa técnica funciona muito bem quando um grande volume de conteúdo é apresentado - por exemplo, após uma unidade de duas semanas sobre o tempo como medida ou a Independência do Brasil ou ainda uma sequência de três dias de lições sobre os impactos das mudanças climáticas nos oceanos do mundo. É uma ótima atividade de encerramento e uma maneira útil de pausar e revisar um conteúdo denso antes que ele se torne complicado para os alunos. Instruções: No final de uma aula ou de uma série de aulas, peça aos alunos para:

  • Estudar rapidamente suas anotações,

  • Colorir (marcar, sublinhar) os conceitos que consideram importantes lembrar, e

  • Ordenar seus três principais itens coloridos de acordo com a importância percebida.

Depois, peça aos alunos que façam um Quadro Coletivo com o conceito que julgaram mais importante ou discutam seu item número 1 com um colega designado da Hora Marcada. Muitas vezes, parece que a maneira mais natural de tentar envolver uma sala de aula cheia de alunos é adotar a pergunta "Quem pode me dizer?" ou uma variação dela. No entanto, essa pergunta fornece aos professores uma visão muito limitada da compreensão dos alunos, e aqueles que têm mais probabilidade de precisar de ajuda, ou que têm profundos mal-entendidos são os que são deixados de lado acidentalmente. Uma maneira melhor de avaliar a compreensão dos alunos é incorporar técnicas que garantam que todos os alunos estejam envolvidos e interagindo com o conteúdo que mais importa em qualquer aula.






Referências:

Artigo por Pérsida e Bill Himmele na Edutopia, adaptado e traduzido para o português.

Disponível em: <https://www.edutopia.org/article/3-ways-ask-questions-engage-whole-class>.

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