Projeto Eu Ensino de Casa

O projeto Eu Ensino de Casa tem como objetivo formar professores na nossa metodologia para ensino remoto.

 

Durante o curso, todos os professores das redes públicas parceiras serão capacitados a desenvolver pílulas de conteúdos didáticos, com foco em Ensino Fundamental I e II e alinhados às diretrizes da BNCC. A produção de conteúdos será realizada de forma escalável e co-criada, para garantir que alunos das redes públicas, a maioria sem acesso a computadores e internet, continuem seus estudos via Whatsapp durante a pandemia. A partir dos materiais desenvolvidos pelos professores participantes, criaremos um acervo com os melhores conteúdos no nosso site, para ser acessado e baixado de forma gratuita, multiplicando o alcance da nossa iniciativa.

Desenvolvemos uma metodologia na Eu Ensino que vai do online ao offline, em que usamos a tecnologia para alavancar o alcance de técnicas e boas práticas de gestão de sala e aprendizado socioemocional, alinhados com as competências gerais da BNCC. No projeto Eu Ensino de Casa, de uma forma simples e escalável, colocaremos os professores no centro como agentes desta transformação, usando nossa metodologia para: 

  1. Formar professores em metodologias de ensino remoto, abrangendo desde práticas de elaboração de pílulas de conteúdos com ferramentas gratuitas até habilidades socioemocionais e técnicas de gestão remota de conteúdos/alunos; 
     

  2. Acompanhar o desenvolvimento destes materiais didáticos e fazer uma curadoria dos melhores conteúdos, ao mesmo tempo dando voz e reconhecimento a professores excelentes e oferecendo este acervo aos demais professores como materiais de suporte para usarem com suas turmas; 
     

  3. Criar uma comunidade de compartilhamento de experiências e melhores práticas, fomentando a aprendizagem coletiva. 
     

O acervo de pílulas de conteúdo desenvolvido será um legado deste projeto e ficará acessível a todos, professores e alunos, para que esta modalidade se torne uma forma de apoio, ou até ponto de partida, à educação presencial regular sempre que necessário. Estamos no ano de implementação da BNCC e todo o conteúdo elaborado terá uma curadoria da nossa equipe e de especialistas, o que garantirá este alinhamento. O desenvolvimento das pílulas com base na aprendizagem por etapas (scaffolding) poderá ajudar os professores a estruturarem suas aulas presenciais no retorno, com alinhamento às habilidades da BNCC.

O projeto seguirá as seguintes etapas:

Semanas 1 a 3:

Formação I dos professores (Curso Metodologias para o Ensino Remoto - 12 aulas sobre ferramentas, produção e distribuição de conteúdos, práticas e atividades remotas)

Semanas 4 a 6:

Professores desenvolvem conteúdos didáticos (com mentoria e apoio online, construção do acervo das pílulas de conteúdo) e participam de oficinas práticas para o uso de ferramentas digitais

Semanas 7 a 9:

Formação II dos professores (Curso Habilidades Socioemocionais - 12 aulas sobre acolhimento, empatia, resiliência)

Semanas 10 a 12:

Professores desenvolvem conteúdos didáticos (com mentoria e apoio online, construção do acervo das pílulas de conteúdo) e participam de formações práticas para o uso de ferramentas digitais

Final da Semana 12:

Encerramento e certificação de conclusão
 

Selecionaremos 10 municípios para participarem deste projeto de forma inteiramente gratuita! Na primeira rodada, selecionamos 3 municípios e agora estamos abrindo a segunda rodada do processo seletivo, em que selecionaremos mais 2 municípios. Priorizaremos municípios com até 100 professores. A única contrapartida da secretaria de educação é o compromisso de mobilizar e engajar os professores a participarem do curso, com a meta de, no mínimo, 80% de professores cadastrados e ativos nas atividades da plataforma durante os 3 meses de projeto. O processo seletivo acontecerá da seguinte forma:

 

20/06 - 30/06: Período de inscrições - Inscrições prorrogadas até 12/07! As datas abaixo serão atualizadas.

01/07 - 03/07: Avaliação das respostas

04/07 - 06/07: Comunicação das Secretarias selecionadas por email

Importante: se não recebermos resposta da Secretaria até o final do dia 08/07, entenderemos que não há mais interesse do município e selecionaremos outro município para participar do Projeto em seu lugar.

06/07 - 08/07: Alinhamento com gestores das redes e comunicação com educadores

09/07 - 10/07: Envio da base de contatos pela secretaria contemplada e cadastro dos educadores na plataforma

13/07 - 16/07: Comunicação com  educadores e mobilização para a Formação Inicial (Secretaria)

17/07: Formação Inicial

20/07 - 07/08: Formação I dos professores (Curso Metodologias para o Ensino Remoto - 12 aulas sobre ferramentas, produção e distribuição de conteúdos, práticas e atividades remotas)

10/08 - 28/08: Professores desenvolvem conteúdos didáticos (com mentoria e apoio online, construção do acervo das pílulas de conteúdo) e participam de oficinas práticas para o uso de ferramentas digitais

31/08 - 18/09: Formação II dos professores (Curso Socioemocionais - 12 aulas sobre acolhimento, empatia, resiliência)

21/09 - 09/10: Professores desenvolvem conteúdos didáticos (com mentoria e apoio online, construção do acervo das pílulas de conteúdo) e participam de oficinas práticas para o uso de ferramentas digitais

09/10: Encerramento e certificação de conclusão

 

Vamos juntos?!

Atenção! Para participar deste processo de seleção, é necessário que a secretária ou o secretário municipal de educação estejam cientes e tenham aprovado a participação do município.

O formulário abaixo é apenas sua pré-inscrição. Termine sua inscrição ao preencher o formulário recebido por email.

Caso seu município não seja contemplado, estamos oferecendo um pacote especial para secretarias com até 80 professores. Entre em contato pelo email contato@euensino.com.br para mais detalhes.

Inscrição - Projeto Eu Ensino de Casa

EU ENSINO

Conectando experiências, desenvolvendo líderes.

  • Facebook Basic Black
  • Black Instagram Icon
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Twitter